POR QUE CAVALOS PRECISAM DE FERRADURAS E VACAS NÃO?

O cuidado com os cascos é essencial para o bem-estar animal, seja equino ou bovino, além de ajudar a manter a produtividade animal; Mas por que os cavalos precisam de ferraduras e as vacas não?

Sem muita enrolação, para quem gosta de uma resposta rápida, a resposta para a pergunta acima é basicamente não se espera que as vacas façam tantas coisas quanto os cavalos (e em uma variedade tão ampla de terrenos). Nós não corremos com eles; não os usamos para trabalhar. Mas é preciso entender que o cuidado com os cascos – não necessariamente ferrar o animal – é essencial para o bem-estar animal, seja equino ou bovino, além de ajudar na manutenção da produtividade animal.

Apesar disso, quando os bois eram um animal de tração comum para o trabalho agrícola, mesmo no século 20, elas eles eram muitas vezes ferrado, como mostrado na imagem abaixo. Como o gado tem cascos fendidos – divididos em dois – eles na verdade usavam duas “ferraduras” separadas em cada pé.

Como mencionado anteriormente, lembre-se que: embora as vacas geralmente funcionem bem ao natural seus cascos ainda precisam de manutenção: eles devem ser podados aproximadamente duas vezes por ano, embora isso dependa da vaca.

“Muitas vezes as pessoas falam sobre ferrado versus ferrado como se fosse uma competição”, disse Esco Buff, proprietário do Serviço de Ferrador Profissional da Esco Buff. “Não é um ou outro. É o melhor para o cavalo.”

Alguns cavalos têm cascos naturalmente mais fracos ou andaduras irregulares. Em todos esses casos, as ferraduras podem ajudar a estabilizar e fortalecer os cascos de um cavalo, além de mantê-los saudáveis.

surgimento da ferradura

Embora ninguém pareça saber quando surgiram as primeiras ferraduras de metal com pregos, elas se tornaram comuns na Europa por volta do ano 1000. Por milhares de anos, os humanos desenvolveram diferentes métodos para “proteger” as patas dos cavalos. Os asiáticos usavam um tipo de bota trançada para o casco do animal. Os romanos criaram “sandálias” de couro e metal. Tudo isso por milhares de anos.

Cuidando do melhor amigo do homem

O sertanejo sabe que, historicamente, o cavalo é seu grande companheiro e melhor amigo no negócio. Durante o desenvolvimento humano, os cavalos nos ajudaram a cuidar do campo, transportar comida, fazer longas viagens, vencer guerras e conquistar territórios. Eles até cruzaram oceanos com homens.

Eles também sempre estiveram conosco em várias competições e esportes, tanto na antiguidade quanto agora. Por desempenhar um papel tão importante, faz sentido que ao longo dos milênios as pessoas tenham procurado maneiras de cuidar melhor dos pés dos cavalos. Ou seja, eles usam principalmente ferraduras para proteger e fortalecer seus cascos e patas.

no caso de cavalos selvagens seus cascos se desgastam gradualmente à medida que se deslocam de uma região para outra, especialmente quando precisam passar por terrenos áridos e difíceis.

Cavalos de trabalho domesticados precisam ainda mais da proteção de ferradura para adicionar força e durabilidade aos seus cascos: como esses animais carregam o cavaleiro, puxam carruagens ou outras cargas pesadas, se não houver proteção para suas patas, os cascos se desgastarão mais rapidamente do que na natureza.

As ferraduras ainda fornecem proteção adicional para o animal contra lesões em terreno pedregoso ou duro. Eles também ajudam a evitar que os cascos enfraqueçam devido ao solo lamacento ou úmido, comum em regiões de clima úmido.

Você cavalos que participam de competições de alto impacto, como saltos e corridas, podem se beneficiar da proteção e amortecimento extra que as ferraduras fornecem.. Outras razões pelas quais esses animais podem precisar de ferraduras incluem:

Para um melhor equilíbrio: quando o cavalo sofre de problemas de equilíbrio, as ferraduras podem ajudar fornecendo suporte adicional ao casco, visando melhorar a mobilidade e a segurança do animal.
Por motivos médicos: alguns cavalos podem desenvolver condições que comprometem a força do casco e do pé, como artrite e laminite. Nesses casos, a ferradura pode ajudar a manter o cavalo mais confortável, permitindo que ele retorne às suas funções com segurança.
Para melhorar a tração: dando ao animal maior estabilidade e aderência em terrenos difíceis ou más condições meteorológicas. Existem até ferraduras para situações específicas, como as destinadas a condições de gelo.

E as vacas?
Bem, as vacas não têm tantas tarefas quanto os cavalos. Nem eles lidam com uma grande variedade de terrenos. No entanto, como seu cascos são divididos aqueles que ajudam na tração precisariam de duas proteções em cada pata.

No Lesões nos pés são responsáveis ​​por 90% da claudicação (coxear) em bovinosum bovino que “coxo” será responsável por perdas econômicas com queda na produção, custo com profissionais para realizar o tratamento e descarte do leite para resíduos de antibióticos quando necessário no tratamento.

A poda preventiva deve fazer parte do planejamento da propriedade pelo menos 2 vezes ao ano, a intensificação do rebanho não poupará as lesões nos pés, estudos mostram que de 5 a 20% das vacas em confinamento, apresentaram lesões nos cascos ao longo do tempo . ano. Muitos proprietários decidem chamar um especialista quando os animais já apresentam claudicação.

O aparador irá aparar as pinças, combinar a altura dos calcanhares, realizar o alisamento e entender o aparecimento de lesões. Um profissional especializado na área de Podologia Bovina irá contornar os problemas e sempre analisar todos os fatores citados no texto, evitando descarte precoce de animais e perdas financeiras significativas.

Finalmente, nem todos os cavalos precisam de uma ferradura. Existem prós e contras no hardware, e o que funciona para um animal pode não funcionar para outro. No final, tudo depende das circunstâncias em que você está pensando em usar o cavalo.