O agrião foi classificado como o vegetal mais saudável do mundo – esses benefícios são o motivo
O agrião é um vegetal repleto de vitamina K, assim como o espinafre, e é reconhecido como o vegetal mais saudável de todos após receber pontuação máxima em um estudo realizado pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).
Suas folhas são incrivelmente ricas em nutrientes: ele contém variedade de vitaminas, minerais e antioxidantes. Ligeiramente picante e um toque – bastante sutil – de amargor, suas folhas têm sabor único e marcante.
Se você não tem o hábito de levar esse vegetal para casa, experimente adicionar às suas saladas e receitas variadas. O agrião é amplamente encontrado na maioria dos supermercados, você precisa aprender a incluir esse vegetal valioso à sua dieta. Conheça os fatos nutricionais sobre o agrião!
Saiba por que o agrião é um dos vegetais mais saudáveis do mundo
Alguns fatos nutricionais do agrião são suficientes para mostrar por que ele deve fazer parte da sua lista de compras. Para começar, é bom lembrar que esse vegetal surpreendentemente saudável tem somente 11 calorias em 100 gramas (cerca de 3 xícaras picadas).
Mas como uma boa alimentação precisa ser equilibrada e variada, vamos nos concentrar aos benefícios que essas folhinhas podem oferecer ao seu corpo.
Benefícios das vitamina C e K:
Elas se destacam no agrião porque são abundantes nessas folhas. A vitamina C tem um papel importante na função imunológica e contribui para a produção de colágeno, absorção de ferro, metabolismo de proteínas e defesa antioxidante.
Já a vitamina K ajuda na coagulação do sangue e na saúde dos ossos. Ela é mais encontrado em verduras folhosas, e o agrião é uma excelente fonte dessa vitamina.
Juntamente com os fitoquímicos (compostos vegetais) do agrião, esses nutrientes o transformam num poderoso aliado da saúde ao ajudar a reduzir os riscos de câncer, diabetes e doenças cardiovasculares.
Os efeitos antioxidantes:
Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition descobriu que o consumo diário de 85g de agrião cru por 8 semanas causou menos danos ao DNA e aumentou o nível antioxidante do corpo, o que pode reduzir o risco de desenvolver câncer.
Pesquisas em animais sugerem que o extrato de agrião pode proteger o coração ao reduzir o colesterol LDL (ruim) e os triglicerídeos. Uma meta-análise em humanos concluiu que a alta ingestão de vegetais das folhas verdes reduz a incidência de doenças cardiovasculares devido ao poder antioxidante.
Um estudo recente avaliou os efeitos da inclusão de 100g de agrião em uma refeição moderadamente rica em gordura (40% de calorias provenientes de gordura) sobre o açúcar no sangue. O resultado foi a redução de nível de açúcar no sangue após a ingestão.
Fatos relevantes sobre o consumo de agrião
Além dos benefícios nutricionais encontrados no vegetal, outros motivos podem te estimular a incluir o agrião ao seu cardápio alimentar regularmente.
O agrião reduz a inflamação pós-treino:
Com sua capacidade antioxidante, o agrião também ajuda a reduzir a inflamação pós-exercício. Um pequeno estudo analisou os efeitos da suplementação de curto prazo (2 horas antes do exercício) e de longo prazo (8 semanas) com agrião sobre os marcadores inflamatórios pós-exercício.
Os autores descobriram que ambas as formas de suplementação reduziram a inflamação induzida pelo exercício. Já em outros estudo, descobriu-se os efeitos de uma única porção (85 gramas) de agrião após um treino de alta intensidade de 30 minutos.
Mais uma vez, foi constatado que os marcadores anti-inflamatórios eram mais altos para os voluntários que ingeriram agrião.
É possível cultivar agrião em casa:
O agrião é um vegetal fácil de ser cultivado em casa. A planta adora água e luz solar e se desenvolve bem em um parapeito de janela ensolarado, conforme indica o site Today.
Você só precis adicione as sementes ou uma pequena planta a um vaso de terra. Mergulhe o fundo do vaso em 5 a 10 cm de água. Mantenha o solo sempre úmido e deixe a planta em um local ensolarado para vê-la se desenvolver.
O cozimento do agrião reduz o amargor:
Além de o agrião ser usado em salada crua, cozinhar o vegetal com gordura (como óleo) ajuda a reduzir o amargor apimentado. O agrião também é usado em receitas quentes diversas.