5 LUGARES ONDE É POSSÍVEL VER ‘SEREIAS’

As sereias fazem parte de diferentes mitologias ao redor do planeta. Elas também entraram para a cultura pop através de filmes, livros e animações, além de terem povoado diversas histórias de marinheiros. Mas fora desse imaginário, onde é possível encontrar algum tipo de representação dessas criaturas? Abaixo listamos x lugares ao redor do mundo.

1. Museu de História Natural – Vermont, EUA

A Sereia de Fiji ainda hoje é lembrada ao se discutir os erros da ciência — ou da divulgação científica. Ela chegou a ser exibida na Inglaterra como uma descoberta real no início do século XIX, até que se descobriu tratar-se de uma fraude. O suposto animal havia sido feito com o crânio e o torso de orangotango, a mandíbula de um babuíno e a “cauda” de um salmão, decapitado abaixo das guelras. Atualmente esta criatura pode ser vista no Museu de História Natural de Vermont. O nome “sereia de Fiji” passou a ser usado para denominar esse fenômeno encontrado em muitos lugares do mundo.

2. Santuário Tenshou-Kyousha – Fujinomiya, Japão

De acordo com a lenda, um pescador teria pescado em um local sagrado e como punição foi transformado em uma fera hedionda. Tendo aprendido a lição, ele apareceu ao Príncipe Shotoku e pediu para que ele fundasse um templo para exibir seus restos horríveis e mumificados para que seu erro não fosse cometido por outras pessoas. O que se acredita ser os restos mortais mumificados da criatura estão no Santuário Tenshou-Kyousha, próximo da cidade de Fujinomiya. Acredita-se que esta tenha sido a primeira “sereia de Fiji”.

3. Parque Nacional de Banff – Canadá

As “sereias de Fiji” são relativamente comuns e podem ser encontradas em diversos museus ao redor do mundo. Porém, no Parque Nacional de Banff, no Canadá, é possível encontrar um tritão — ou um sereio. A criatura foi “descoberta” pelo aventureiro Norman Luxton por volta de 1915. Na sua famosa expedição de barco ao redor do mundo, ele teria comprado o tritão de um vendedor javanês — embora uma outra versão afirme que o próprio Luxton teria confeccionado a criatura.

4. Weeki Wachee – Flórida, EUA

Na Flórida, é possível visitar o Weeki Wachee. Conhecida como Cidade das Sereias Vivas, o local foi inaugurado em 1947 pelo ex-marinheiro Newton Perry. Ele conta com apresentações de bailarinas aquáticas de todo o mundo, em um teatro subaquático construído 6 metros abaixo da superfície. As artistas passam por um treinamento rigoroso antes de se tornarem sereias e os shows são verdadeiros espetáculos subaquáticos, seja pelas coreografias — o show já contou com diversas adaptações de A Pequena Sereia —, seja pelas belezas naturais do parque.

5. A pequena Sereia – Copenhague, Dinamarca

Em 1913, o filho de um dono de uma cervejaria dinamarquesa encomendou uma estátua inspirada em uma apresentação de balé do conto folclórico A Pequena Sereia. Ela foi instalada em uma pedra nas águas em frente ao Kastellet — uma fortaleza em formato de estrela do século XVII —, em Copenhague. Desde então, ela se tornou um monumento que atrai turistas que passam pela cidade, além de ter virado alvo de protestos ao longo das décadas.

A estátua teve a cabeça roubada pela primeira vez em 1964 e nunca foi recuperada. Uma nova cabeça foi colocada no corpo, mas o braço da estátua foi retirado em 1984. Em 1998, a cabeça foi novamente roubada — desta vez foi recuperada — e, finalmente, em 2003, a estátua inteira foi arrancada de sua rocha com explosivos. Hoje a estátua foi restaurada e se tornou um símbolo não oficial da cidade.