Virose de furúnculo que está se espalhando no estado do Rio de Janeiro

Virose de furúnculo que está se espalhando no estado do Rio de Janeiro

De uns tempos para cá está dando muito furúnculo no estado do Rio de Janeiro espalhando em cada cidade que me parece uma virose que causa dor na pele das pessoas.  Quais as causas do Furúnculo? No geral, a causa do furúnculo são bactérias, principalmente a do tipo Staphylococcus aureus, frequente na pele humana, que invade o corpo quando a barreira de proteção se enfraquece. Segundo as pesquisa do Google que nos revelam as causas  e a origem dessa doença de pele.

O furúnculo, também referido como abscesso cutâneo, é uma inflamação que se apresenta como um nódulo vermelho, doloroso e cheio de pus. Ele pode variar em tamanho e se manifestar em qualquer região do corpo, sendo mais frequente nas axilas, coxas e virilha. São áreas mais sujeitas à umidade, pressão e atrito, fatores que favorecem o acúmulo de sebo nos folículos pilosos.

Em geral, as bactérias, especialmente a Staphylococcus aureus, comumente encontrada na pele humana, invadem o organismo quando a barreira de defesa se debilita. Assim, as lesões elevam a probabilidade de desenvolver a condição, seja por acne, cortes com lâminas ou arranhões, por exemplo.

Há outros elementos de risco associados ao furúnculo. Incluem-se aí: imunidade baixa, doenças renais crônicas, obesidade, falta de higiene pessoal, uso de roupas apertadas e pele muito úmida. Os motivos do furúnculo envolvem a infecção do folículo piloso (pelo), da glândula sebácea e do tecido adjacente.

Quais os sintomas do Furúnculo?

O furúnculo provoca grande incômodo na pessoa, especialmente ao tocar a área afetada, além de ser perceptível a abundante quantidade de pus e vermelhidão no local. O paciente também pode exibir febre baixa, bem como sensação de calor e coceira severa na área afetada.

Quais são os tipos de Furúnculos? 

Além da forma mais frequente de furúnculo, que é uma foliculite bacteriana, existem outras duas formas distintas de infecção. A primeira é o carbúnculo, que consiste na reunião de diversos furúnculos que resultam em uma lesão de grande extensão. Em seguida, temos a furunculose, caracterizada pelo aparecimento simultâneo de infecções em diferentes partes do corpo e de maneira recorrente. Neste cenário, o paciente apresenta furúnculo recorrente.

Em relação às lesões sem pus, conhecidas como furúnculo sem olho, pode ser uma hidradenite, uma enfermidade inflamatória do folículo piloso. A condição deve ser examinada por um profissional de saúde para um diagnóstico preciso.

Furúnculo é contagioso? 

Não. A bactéria que provoca o furúnculo é contagiosa, geralmente através do contato com o pus da lesão.

Como evitar o furúnculo?

Entre as orientações para prevenir o aparecimento de furúnculo estão:

Higienizar as mãos com frequência;
Manter as unhas curtas e limpas;
Evitar usar roupas apertadas e de tecido sintético;
Trocar as roupas de cama com regularidade. Colocar suas roupas que usou  durante o furúnculo num balde de água bem quente para matar a bactéria que estão grudados na roupa que pode voltar o furúnculo na sua pele, coisas que os médicos geral não falam.