dentro

Truques para remover o cheiro de alho e cebola das mãos, potes, roupas e cabelo

Com essas dicas caseiras não precisa mais se preocupar com o odor de alho e cebola nas mãos quando for para a cozinha.

Nada melhor que uma comida caseira e bem temperada, não é mesmo? No entanto, após o preparo das refeições, é comum que as mãos fiquem com cheiro de alho e cebola.

Além disso, o odor desses alimentos também podem ficar impregnados nos utensílios utilizados e no cabelo. Felizmente, existem vários truques caseiros que podem te ajudar a se livrar daquele odor indesejado nas mãos após o preparo das refeições.

Como tirar cheiro de alho e cebola das mãos

Veja a seguir como remover o cheiro de alho e cebola das mãos com facilidade e rapidez.

Borra de café

O pós usado no café é uma excelente opção para remover o cheiro de alho e cebola das mãos. Após finalizar o corte dos temperos, esfregue um pouco de borra de  café em toda a mão. Depois, lave em água corrente com sabão de coco ou detergente de louças.

Creme dental

A pasta de dente é outra opção para remover o cheiro de alho e cebola das mãos. É só esfregar o creme dental entre os dedos e as mãos e lavar em seguida com água corrente e sabão de coco (ou neutro).

Laranja e limão

Corte uma laranja ou limão ao meio e esfregue nas mãos por dois minutos. Depois lave em água corrente e note que o cheiro de alho e/ou cebola irá desaparecer. Em seguida, lave com água corrente e certamente o cheiro irá desaparecer.

  • Importante: se optar pelo uso de limão, não coloque as mãos no sol antes de lavar, pois o ácido da fruta pode causar manchas e queimaduras.

Vinagre branco

Coloque um pouco de vinagre branco em uma bacia e deixe as mãos de molho por dois minutos. Em seguida, lave-as em água corrente com uma escova e sabão de coco.

Sumo de tomate

Esprema o sumo de um tomate em uma bacia, adicione água fria e deixe as mãos de molho por cinco minutos. Após esse tempo, lave em água corrente com sabão de coco ou neutro.

Sal

Após cortar os temperos, passe sal nas mãos (ainda secas) e na sequência lave em água corrente. Caso queira, você pode fazer um esfoliante caseiro para essa finalidade. Basta misturar uma colher (sopa) de sabonete líquido e uma colher (sopa) de sal e esfregar nas mãos. Deixe agir por alguns segundos e depois lave com água corrente.

Aço inoxidável

O aço inoxidável ajuda a neutralizar o cheiro de alho e cebola das mãos. Basta esfregar as mãos e as pontas dos dedos numa colher em água fria. Além desses truques para remover o odor do alho e/ou cebola, você pode usar algumas técnicas para evitar esse cheiro.

Confira!

Vinagre branco

Antes de começar a descascar e cortar os temperos, deixe as mãos de molho em um pouco de vinagre dbranco por alguns minutos. Depois, seque as mãos com uma toalha limpa, afinal irá manusear alimentos e faça o trabalho normalmente.

Processador de alimentos

Você pode adquirir um processador de alimentos para cortar alho e cebola, assim, evitará o odor nas mãos. Esse utensílio você encontra facilmente em lojas de utilidades domésticas.

Luvas

Outro método simples para evitar o cheiro de alho e cebola nas mãos é o uso de luvas enquanto corta os temperos. 

Como tirar o cheiro de alho e cebola de potes

O cheiro de alho e cebola tende a ficar nos potes de plásticos usados na cozinha. Se isso acontecer, não  jogue seus utensílios fora, faça o seguinte: Primeiro lave bem os potes com água quente e sabão neutro.

Depois enxágue em água corrente, passe vinagre ou suco de limão, ou, caso queira, também pode aplicar bicarbonato de sódio. Em seguida, deixe secar ao sol, de preferência. Depois, coloque uma pedra de carvão ou folhas de jornal amassadas, tampe e deixe que todo o cheiro seja absorvido.

Como tirar cheiro de alho e cebola das roupas

É comum, durante o preparo dos alimentos, que as roupas também fiquem com cheiro de alho e cebola. Porém, existem alguns truques simples que podem te ajudar a remover esse odor. Em um borrifador, coloque um pouco de água, álcool, vodka e misture bem. Borrife sobre as peças e deixe as peças secar naturalmente –  aplique essa solução nas cortinas caso haja necessidade.

Como tirar cheiro de alho e cebola de ambientes

Se o cheiro de alho e cebola ficou impregnado nos cômodos da casa, você pode usar as seguintes soluções para se livrar do odor.

Vinagre branco

Coloque um pouco de vinagre em pequenos recipientes e disponha-os nos locais onde o cheiro de alho e cebola está impregnado. Isso vai absorver o odor desagradável desses temperos.

Frutas cítricas

Coloque limão e/ou laranja (cortados ao meio) em uma panela, acrescente água e ferva por alguns minutos. Espere esfriar, coloque em um frasco spray, adicione uma colher (sopa) de bicarbonato de sódio, agite bem e borrife sobre os locais com odor.

Como tirar cheiro de alho e cebola do cabelo

Os cabelos também podem ser acometidos pelo cheiro de alho e cebola. Quando isso acontecer, uma solução simples poderá te ajudar. 

Ingredientes:

  • 1/3 de xícara de shampoo
  • 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio
  • 1 colher (sopa) de suco de limão – espremido na hora

Como fazer:

Coloque todos os ingredientes em um recipiente e misture bem. Depois, passe no cabelo e massageie bem o couro cabeludo. Enxágue e deixe secar normalmente. Agora que você já aprendeu os truques para remover o cheiro de alho e cebola, não precisa mais se preocupar quando for para a cozinha. Depois que aplicar essas técnicas, o cheiro desagradável vai desaparecer rapidamente.

O que você acha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.