Tragédia: mais de 36 pessoas morrem por consumo de bebida adulterada na Índia
Pelo menos 36 pessoas perderam a vida e mais de 60 estão sob tratamento hospitalar após consumirem bebidas alcoólicas contaminadas no estado de Tamil Nadu, no sul da Índia. O porta-voz do governo relatou o ocorrido nesta quinta-feira (20).
Desde quarta-feira (19), mais de 100 indivíduos têm enfrentado sintomas como vômitos, dores de estômago e diarreia. O grupo foi encaminhado para hospitais no distrito de Kallakurichi, localizado a 250 quilômetros da capital do estado, Chennai.
O governo estadual tomou medidas disciplinares contra pelo menos dez funcionários, incluindo o administrador-chefe do distrito e o chefe de polícia. O ministro-chefe de Tamil Nadu, M.K. Stalin, expressou choque e tristeza com a notícia e enfatizou que ações também foram tomadas contra as autoridades responsáveis.
A polícia deteve quatro pessoas envolvidas na venda de bebidas alcoólicas ilícitas e apreendeu 200 litros da bebida misturada com metanol.
As mortes relacionadas ao consumo de álcool produzido ilegalmente, conhecido localmente como “hooch” ou “licor country”, são infelizmente recorrentes na Índia, onde muitos não têm acesso a bebidas destiladas de marcas reconhecidas.
O governo de Tamil Nadu está empenhado em identificar os responsáveis pela produção do metanol, um produto químico tóxico normalmente utilizado para fins industriais.
Imagens da ANI, com participação minoritária da Reuters, mostram autoridades de saúde transportando pacientes em ambulâncias para hospitais, enquanto outra foto retrata várias pessoas reunidas do lado de fora de um necrotério em Kallakurichi.
No ano passado, mais de uma dúzia de pessoas perdeu a vida em um incidente semelhante em um distrito próximo de Tamil Nadu.