TPM ou gravidez: como diferenciar os sintomas

calculo da idade gestacional 30018 l 1

Os sintomas de TPM ou gravidez são muito semelhantes e, por isso, algumas mulheres podem ter dificuldade em distingui-los, especialmente quando nunca estiveram gravidas anteriormente.

No entanto, uma boa forma de saber se a mulher está grávida é observar a presença de enjoos matinais que apenas acontecem no início da gravidez. Além disso, os sintomas de TPM duram entre 5 a 10 dias até ao surgimento da menstruação, enquanto os primeiros sintomas de gravidez podem durar desde 2 semanas a vários meses.

Porém, para identificar corretamente se a mulher está com TPM ou gravidez é recomendado fazer um teste de gravidez ou marcar uma consulta no ginecologista.

Como saber se é TPM ou gravidez

Para saber se é TPM ou gravidez a mulher pode estar atenta a algumas diferenças nos sintomas, como:

SintomasTPMGravidezSangramentoMenstruação normalPequeno sangramento rosado que dura até 2 diasEnjoosNão são comuns.Frequentes durante a manhã, logo após acordar.Sensibilidade nas mamasDesaparece após o início da menstruação.Surge nas primeiras 2 semanas com aréolas mais escuras.Cólicas abdominaisSão mais comuns em algumas mulheres.Aparecem com intensidade moderada nas primeiras semanas de gestação.SonolênciaDura até 3 dias antes da menstruação.É normal durante os primeiros 3 meses.Variações de humorIrritabilidade, sentimentos de raiva e tristeza.Sentimentos mais intensos, sendo frequente o choro.

No entanto, as diferenças entre os sintomas da TPM ou da gravidez são muito leves, e, por isso, é importante que a mulher conheça muito bem as alterações do seu corpo de forma a identificar corretamente uma possível gravidez apenas a partir dos sintomas. Além disso, a presença desses sintomas também pode ocorrer na gravidez psicológica, quando a mulher não está grávida, mas apresenta sintomas como enjoos e crescimento da barriga. Saiba identificar a gravidez psicológica.

Como fazer a menstruação descer mais rápido 

Uma boa forma de fazer a menstruação descer mais rápido, aliviando os sintomas da TPM, é tomar chás que promovam a contração do útero, favorecendo a sua descamação. Um dos chás que podem ser consumidos é o chá de gengibre, que deve ser tomado alguns dias antes da menstruação para que tenha o efeito desejado. Veja outras opções de chá para descer a menstruação atrasada.

No entanto, antes de tomar os chás é importante ter a certeza de que não está grávida, isso porque alguns chás podem aumentar o risco de aborto.

Confira no vídeo a seguir, quais são os 10 primeiros sintomas de gravidez:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.