Tapete de Crochê Quadrado: Passo a Passo Simples para Iniciantes

Sem titulo 61

Um bom truque pra deixar qualquer cômodo mais aconchegante e bonito é usar tapetes na decoração, não é?

E quando eles são artesanais, como os tapetes de crochê, essa sensação de conforto aumenta muito mais, afinal, é uma peça que foi feita com carinho pelas mãos de alguém.

Por isso, hoje vamos dar dicas, inspirações e mostrar um passo a passo para que você faça o seu próprio tapete de crochê quadrado, mesmo que não tenha nenhuma prática com a técnica. Então, vamos lá!

Fazendo um tapete de crochê quadrado

Esse modelo de tapete de crochê simples é ideal para você que quer algo rápido e que possa ser personalizado de acordo com a decoração da sua casa, para presentear ou vender!

Canal Ione Coutinho

Você vai precisar de uma agulha 3,5 mm e barbante número 6.

O passo a passo é bem simples. Você vai aprender como fazer um quadradinho de crochê. E, a partir daí, é só aumentar as bordas de acordo com o tamanho que você deseja.

Passo a passo

1. Comece fazendo um anel mágico;

2. Faça 3 correntinhas, mais 2 pontos altos. Repita 3 vezes: 2 correntinhas mais 3 pontos altos. Feche o anel;

Canal Ione Coutinho

3. Suba 3 correntinhas e no espaço de 2 correntinhas, faça mais dois pontos altos, duas correntinhas e 3 pontos altos. Faça duas correntinhas para chegar ao próximo espaço;

4. Ao chegar ao final, feche com um ponto baixíssimo e suba mais três correntinhas;

5. Para a próxima volta, repita faça 2 grupos de 3 pontos altos em cada canto e nos espaços dos lados, faça apenas um. Repita esse processo até alcançar 17 carreiras ou o tamanho que você desejar;

Canal Ione Coutinho

6. Para trocar a cor, arremate a primeira cor como se estivesse finalizando o trabalho e prenda com um ponto baixíssimo o outro fio.

Canal Ione Coutinho
Ione Coutinho

Esse passo a passo foi retirado do canal do YouTube Canal Ione Coutinho.

Veja a seguir esse passo a passo detalhado em vídeo:

6 dicas para quem quer fazer crochê

Ficou com vontade de fazer esse lindo tapete quadrado, mas não sabe por onde começar a fazer crochê? Não tem problema, preparamos essas dicas aqui para que você aprenda sem problemas a fazer essa e muitas outras peças!

E se você já faz, que tal descobrir mais alguns truques para deixar seu trabalho cada vez mais bonito?

1. Escolhendo o fio ideal

Você já deve ter visto uma infinidade de fios pelos armarinhos e se perguntado o que fazer com cada uma delas.

A verdade é que você é livre para fazer qualquer peça com elas, mas é claro que, para ter um resultado melhor, é bom seguir algumas recomendações.

Como por exemplo, para tapetes, recomendamos barbantes ou fios de algodão mais espessos, pois além de serem laváveis, são maleáveis e muito mais resistentes.

2. A agulha para o seu tapete de crochê quadrado

Outra coisa que pode causar dúvida é a escolha da agulha! Existem muitas no mercado, umas bem caras e de materiais diversos. Porém, não é preciso gastar muito para encontrar a melhor para você.

A princípio, fique atenta à numeração que é indicada no rótulo das linhas e a partir disso faça sua escolha. As mais comuns são as de alumínio e elas deixam o fio escorregar com mais facilidade, mas quanto maior a numeração mais pesadas ficam.

Por outro lado, as de bambu ou madeira são indicadas para fios mais grossos e são mais leves, mas não deixam que o fio escorregue no gancho com tanta facilidade.

Também existem agulhas com cabos ergonômicos, que podem ser de grande ajuda pois facilitam a pegada e evitam que a mão e o braço fiquem doloridos depois de algum tempo.

3. Exercícios

Uma boa crocheteira deve manter suas ferramentas em dia e não estamos falando somente das agulhas!

A cada 30 minutos é recomendado parar o trabalho e fazer alongamentos para evitar lesões por esforço no braço, pulso e ombros. Alongue também o pescoço, pernas e aproveite para tomar uma água ou fazer um lanche.

A gente sabe que o tempo voa quando começamos a fazer crochê e muitas vezes nem percebemos as horas passarem.

4. Tensão e qualidade dos pontos

Para quem está começando, pode ser bem complicado encontrar uniformidade. Por isso recomendamos fazer amostras antes de começar o trabalho. Você vai ver que com o tempo os pontos vão ficando mais uniformes e você vai encontrar seu ritmo.

5. As cores

As linhas mescladas enchem os nossos olhos! Mas para você que começou agora, prefira tons únicos e mais claros, assim poderá visualizar melhor os pontos do que em um fio cheio de cores.

6. Símbolos

Conheça os símbolos básicos e também as abreviaturas dos pontos que são mais utilizados. E sempre leia a legenda antes de começar, pois algumas receitas podem ter nomenclaturas diferentes. Assim você vai conseguir ler qualquer receita de maneira rápida e fácil.

Algumas ideias de tapete de crochê quadrado

E agora, para você ficar mais animada e se inspirar, veja só essas ideias de tapete de crochê quadrado!

Círculo
Círculo
Círculo
Viva decora
Etsy
Círculo
Círculo
Lace mates
Círculo

Você gostou das dicas e ideias que demos aqui? Qual modelos de tapete de crochê quadrado você mais achou interessante e quer fazer? Conte pra gente nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.