Stencil para parede: como fazer, como usar na decoração e moldes

stencil de parede simples 700x350 1

O stencil para parede é uma maneira bonita e sofisticada de dar uma renovada no ambiente. É um tipo de revestimento que tem um preço muito acessível e possui diversos modelos e cores para combinar com o espaço escolhido.

Para ter um resultado perfeito é necessário fazer com que o molde fique no lugar e não fique fora de contexto ou torto. Antes, o stencil era muito utilizado para estampar camisetas, mas com o tempo foi ganhando utilidade também para diversas outras superfícies, inclusive parede.

Apesar de parecer simples a aplicação do stencil, é necessário levar em conta os detalhes, como a pintura que precisa ser uniforme e dar a impressão de fazer parte da parede.

Além disso, várias dúvidas podem surgir para quem deseja fazer stencil para parede e ainda não conhece bem o processo. Pensando nisso, acompanhe algumas dicas e passo a passo.

O que é stencil para parede?

O stencil para parede é uma técnica bem criativa onde o desenho é feito através de cortes, como ilustração delineada, onde é possível aplicar e estampar superfícies diversas, como é o caso da parede.

Foto: @malu_decora_interiores

Através de um molde que pode ser feito de acetato, por exemplo, a parede terá o desenho que desejar e com a ajuda de tinta e pincel, o capricho em cada detalhe tornará o ambiente aconchegante e mais bonito.

Como fazer stencil passo a passo

O primeiro passo para fazer stencil é ser cuidadosa, paciente e gostar dos detalhes. O tamanho do stencil é opcional, assim como o desenho escolhido.

Seguindo o passo a passo do vídeo abaixo, é possível aplicar a mesma técnica utilizada em qualquer outra ilustração desejada. Após conhecer essa técnica, com certeza o processo ficará mais fácil, confira:

Ideias de molde para stencil

Quando se vê uma parede toda trabalhada, linda e com aquele resultado de dar inveja, pode não se pensar em como foi feito. Mas, para que fique perfeita é necessário ter dedicação, paciência e ser bem criativa.

Porém, deve-se admitir que essa técnica vale super à pena, devido a sua beleza, elegância que deixa no ambiente e o valor que é muito mais acessível que o papel de parede.

Como o molde pode ser feito à mão através de um papel impresso, o modelo do desenho do stencil para parede pode ser aquele que a pessoa desejar. Mas, segue a lista dos modelos mais utilizados:

  • Floral: Uma bela maneira de transformar o ambiente e deixá-lo mais delicado, elegante e perfeito para várias paredes da casa, é aplicar a técnica com o desenho floral. Esse tema traz a sensação de ambiente agradável, limpo e fresco, além de ser lindo.
Foto: @
thehippieglamazon
  • Infantil: Fazer stencil para parede infantil pode ser tanto mais fácil, quanto mais difícil. Depende muito da opção escolhida. Há exemplos clássicos e lindos que são bem mais fáceis de fazer como a parede de bolinhas, por exemplo. Mas há vários outros exemplos encantadores, como nuvens, estrelas e até desenhos mais ousados como árvores e aviões.
Foto: @storywall.deco
  • De estrelas: O stencil para parede de estrelas é uma opção perfeita para quarto infantil, mas pode também servir para abrilhantar outros ambientes, como o closet, por exemplo. E ainda, esse molde pode ser um dos mais fáceis de aplicar e com um dos melhores resultados.
Foto: Amazon
  • Mandala: Poderia citar várias ideias de ambientes para a mandala na parede, realmente esse molde é perfeito e causa impacto. Ao colocar em uma parede na sala será o centro das atenções do ambiente e dará um ar de modernidade que todos querem. Outra opção é aplicar o desenho na parede atrás da cama, um charme.
Foto: @decor.paredesdecoradas
  • De coração: Uma parede de coração trás a ideia de uma pessoa meiga e delicada, perfeita não somente para crianças e adolescentes, mas também para um ambiente que precise ser clean e fofo, como um quarto de costura, closet ou qualquer outro que preferir.

Foto: @malu_decora_interiores
  • Geométrico: Normalmente usada nos quartos de casal, a parede geométrica é ideal para quem busca modernidade e estilo. Pode ser feita de tamanhos e cores variadas, combinando com os móveis e acessórios do quarto.
Foto: @sherylsandersdesigns
  • Musical: Quem não ama música? Ela está presente na vida de todos. Mas também, há aquelas pessoas que não vivem sem música e ela faz parte de toda sua vida. Nesses casos, retratar essa paixão nos detalhes da parede, é uma ótima opção. O molde para stencil para parede com o tema musical não é difícil de fazer e, de fato fica lindo e é atemporal.
  • Foto: Cuttingedgestencils
  • Tijolinho: Fazer uma parede de tijolinho está na moda. Essa moda veio com tudo para o Brasil e é geralmente usada em salas de TV, uma parede da sala de jantar ou até mesmo no quarto. Que tal fazer essa técnica com stencil e economizar com o resultado igualmente incrível? Sensacional!

Que tinta usar para fazer stencil na parede?

Para fazer a técnica com stencil para parede é necessário, além do molde vazado, ter em mãos a fita crepe para segurar o molde e ainda o item principal que dará cor ao desenho, a tinta.

Foto: @malu_decora_interiores

Essa tinta deve ser acrílica Premium, ela é à base de água e dará o resultado desejado ao trabalho e facilitará o processo. É importante não diluir a tinta para não fica aquosa. Isso fará com que a aplicação fique mais difícil e tenha o risco de escorrer pela parede.

Como usar molde vazado na hora de fazer stencil para parede?

Como já foi dito, para fazer a pintura através do stencil para parede é necessário ser paciente e atenta aos detalhes. Essa dica é importante, pois se trata de um molde vazado e que, caso não fique bem colocado e preso, corre o risco de ficar manchado.

Foto: @maniainventar_
Foto: @maniainventar_

Mas, também não é necessário ter medo da técnica, ao se atentar a esses detalhes ela se torna simples e o resultado, nem é preciso dizer que fica perfeito.

Para usar o molde vazado e fazer o stencil para parede é necessário primeiramente posicioná-lo na parede desejada, de preferência de cima para baixo, verificando sempre se está certinho. Em seguida, com a cor escolhida e a tinta adequada, iniciar a pintura e fazer isso por toda a parede.

Moldes

Veja 2 moldes de stencil para começar a praticar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.