Sete em cada dez consumidores desistem de suas compras em função da taxação de importados do governo Lula
A imposição do programa Remessa Conforme, com a cota de US$ 50 para impostos sobre importados, tem afastado consumidores, de acordo com a AliExpress. Quase sete em cada dez compradores optaram por desistir de suas aquisições nas últimas semanas, conforme revela um levantamento da consultoria Plano CDE, solicitado pelo Grupo Alibaba.
O estudo indica que 66% dos consumidores não concluíram suas compras devido à taxação, sendo que 75% expressam discordância com o aumento de impostos em plataformas de e-commerce internacional. A pesquisa destaca que a maioria dos desistentes pertence às classes C, D e E, e 87% dos entrevistados consideram mais apropriada a redução de taxas sobre produtos nacionais em vez do aumento de impostos sobre importados.
Enquanto isso, varejistas e fornecedores brasileiros pressionam o governo para revogar a isenção de impostos para produtos até US$ 50, argumentando enfrentar condições de concorrência desleal.
Os consumidores indicaram recorrer a plataformas asiáticas devido a preços mais atrativos ou à indisponibilidade de produtos no mercado nacional, especialmente eletrônicos e roupas.