dentro

Saiba como escolher o vaso ideal para cada planta; valorize o ambiente e a espécie plantada com a opção correta

Saber escolher o vaso ideal para cada planta é essencial para o crescimento saudável delas. Afinal, mesmo sua muda sendo pequena, você precisa saber o porte e as necessidades das suas plantas, para saber como acomodá-las. Além de promover a saúde das plantas, essa atitude também vai valorizar a sua decoração.

Se você já tem, ou pretende ter flores em seu jardim, precisa saber escolher o vaso ideal para cada planta. Sendo assim, hoje o Agro Notícias vai te ajudar com dicas e informações importantes para você deixar seu jardim bonito, sem prejudicar suas plantinhas.

Como escolher o tipo de vaso ideal para cada planta?

Primeiramente, você precisa se atentar ao tamanho da raiz que a sua planta tem ou pode ter depois que ela se desenvolver totalmente. Desse modo, a escolha do vaso precisa ser feita de acordo com cada planta, e não o contrário. Ademais, você pode escolher o formato do vaso de acordo com o espaço disponível para suas plantas. Ou seja, se não tem muito espaço em casa, poderá optar por vasos suspensos ou para fazer jardins verticais.

Outro fator que pode influenciar no crescimento das plantas é a escolha do material no qual o vaso é produzido. Isto é, alguns tipos de plantas preferem solos mais úmidos. Nesse caso, você pode optar por materiais que sejam menos porosos, onde a água demore mais a evaporar. Assim, explica o artigo de 19 de maio de 2020, publicado por Petz.

Você pode gostar também: Como cultivar lavanda no vaso? Veja mais sobre essa planta incrível

Qual o tamanho ideal do vaso?

Para plantas menores os vasos mais indicados, são os menores, obviamente. O mesmo vale para horta de temperos, pois as ervas costumam ocupar pouco espaço e suas raízes não se alastram. Por outro lado, para mini coqueiros ou árvores frutíferas, opte por vasos grandes. Os de polietileno são uma boa escolha, por ser uma material leve, portanto de fácil manejo, conforme indica artigo do dia 17 de julho de 2020, do portal Terra.

Que tipo de vaso usar?

Se você gosta de plantas e jardinagem, é interessante que saiba um pouco sobre as propriedades dos vasos também. Desse modo, saberá escolher o melhor vaso para cada tipo de planta que tem em casa. Nesse sentido, Silvia Montico, em artigo publicado para UOL Nossa, em 5 de novembro de 2020, traz uma boa base para as próximas informações.

  • Barro: os vasos feitos de barro são mais porosos, deixando a umidade do solo ir embora com mais facilidade. Ou seja, são perfeitos para plantas que conseguem reter água em si, como cactos e suculentas;
  • Plástico: material mais leve, porém, menos resistente. É indicado para muitas espécies, entretanto, é preciso tomar cuidado para que não resseque com a exposição ao sol;
  • Cimento: são mais econômicos, pois podem ser feitos em casa. Todavia, são bem mais pesados. E, assim como o barro, é um material mais poroso.;
  • Cerâmica: ao contrário do cimento, este é um material mais sofisticado, sendo assim, mais caro. Porém, existem peças belíssimas para enriquecer sua decoração. 

Agora, você já conhece  o vaso ideal para cada planta.  Assim, o ideal é que aprenda um pouco mais sobre cada planta que tem em casa a fim de escolher o melhor ambiente para cada uma delas. Além disso, você inda pode optar por colocar os vasos em cachepôs, para colaborar na decoração.

O que você acha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.