dentro

Sabão caseiro e que não vai ao fogo: veja a receita e como fazer

Esse sabão caseiro é super fácil de fazer e a receita rende muito. Ou seja, você terá sabão para usar muito tempo e, consequentemente, economizará nas compras do supermercado! Veja como fazê-lo abaixo, hoje, dia 13 de janeiro!

O Decor & Dicas separou essa receita de sabão para te ajudar a economizar, sem prejuízo na limpeza! Portanto, utilize esse sabão para lavar louças, ou no lugar do sabão de coco e limpe mais, gastando muito menos!

Ingredientes

Para fazer esse sabão, você precisará de 500g de fubá, 3 litros de óleo, 500g de soda cáustica, 1 garrafa de detergente e 1 litro de água fervente. Além disso, separe uma bacia bem grande, de preferência de alumínio, uma panela que cabe 3l de líquido e a fôrma para sabonetes ou um tabuleiro para despejar o sabão enquanto ele estiver líquido.

Como fazer

Primeiramente, coloque todo o fubá na bacia e molhe-o bem pouquinho, apenas para fazer uma farofa molhada. Não exagere na quantidade de água! Em seguida, coloque todo o óleo na panela grande e esquente bem.

Quando o óleo já estiver bem quente, escalde o fubá, jogando o óleo sobre ele, dentro da bacia. Misture bem. Em seguida despeje, com muito cuidado, a soda cáustica na mistura feita. Despeje por toda a mistura e vá mexendo bem.

De preferência, utilize luvas, porque a soda cáustica é um produto muito forte e é melhor evitar o contato dela com a pele. Quando terminar de misturá-la, despeje o detergente todo na mistura, sempre mexendo bem.

Veja também: Limpeza doméstica: os cantos da casa que você não pode esquecer na faxina

Por fim, coloque na mistura os 3 litros de água fervente, aos poucos e mexendo sem parar! O ponto certo é bem parecido com o ponto do brigadeiro quando está pronto! Quando você atingir a textura correta, desligue o fogo e despeje o sabonete nas fôrmas!

Você deverá deixar secar até o dia seguinte, quando poderá retirar das fôrmas. Se não você não tiver fôrmas, utilize um tabuleiro para despejar o sabão e corte-o em pedaços no dia seguinte! Agora você já pode utilizar o seu sabão na limpeza de sua casa!

Dica extra

Reaproveite o óleo que você utilizou para fazer alimentos em casa! Toda vez que usar óleo, coloque-o dentro de uma garra pet. Quando completar a quantidade de óleo necessária para fazer o sabão, utilize-o! Se não quiser esperar tantos dias juntando óleo, faça meia receita do sabão! Veja, abaixo, o vídeo do canal Receitas de pai, no YouTube, ensinando a fazer sabão caseiro:

O que você acha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.