dentro

Redemoinho assusta moradores e arranca telhado de empresa em Goiás

Um trabalhador filmou um redemoinho gigante em uma fazenda de Iaciara, no nordeste de Goiás. Um vídeo impressionante mostra o fenômeno se formando e se arrastando em meio à terra (veja no final do texto).

O homem, que não quis se identificar, contou que gravou o vídeo na tarde de sexta-feira (26) enquanto trabalhava na propriedade. Ele disse que a ventania não provocou estragos e que redemoinhos são comuns na região, porém que esse era bem maior que os já vistos antes.

Ainda na sexta-feira (27), um redemoinho de poeira arrancou o telhado de uma torneadora em Iporá, na região oeste do estado. Imagens mostram o momento em que o teto do galpão desaba com a força do vento. Ninguém se machucou.

Na mesma semana, outra redemoinho gigante, com mais de 40 metros de altura, fez trabalhadores rurais correrem de susto em uma fazenda de Santa Bárbara de Goiás. A ‘grande nuvem’ se formou e levantou poeira (veja acima).

Fenômeno

O gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, explica que os fenômenos são comuns em períodos secos.

“A formação de redemoinho ocorre quando o solo se aquece em determinado ponto e o vento fraco vindo de uma direção se encontra com a corrente de ar quente acima do ponto que está muito aquecido. Esse vento tende a ganhar velocidade, girar e empurrar o ‘turbilhão de poeira’”, explicou.

Ainda segundo André, esses redemoinhos podem ter desde alguns centímetros até vários metros de altura. Além disso, em sua maioria, eles são breves e duram apenas alguns minutos. Assista abaixo:

O que você acha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.