Recebeu o Auxílio Brasil? Você pode ter direito a uma indenização de R$ 15 mil; veja regras

Há alguns meses a notícia sobre o vazamento de dados do Auxílio Brasil se espalhou. A partir disso o Instituto Sigilo lançou um portal para reunir as vítimas e abrir um processo. A expectativa é de que elas tenham direito a indenização de R$ 15 mil.

Segundo apuração 20% dos dados dos beneficiários foram divulgados por funcionários da Caixa Econômica.  Sendo dados de endereço, número de celular, valor do benefício e até o número NIS.

Vazamento de dados no Auxílio Brasil

O vazamento aconteceu em 2022, quando a Caixa Econômica era presidida por Pedro Guimarães, que acabou se demitindo após denúncias de assédio sexual por parte de funcionárias do banco.
Os levamentos iniciais apontaram que ao menos 4 milhões de pessoas tiveram os dados vazados.
Com esses dados em mãos os beneficiários passaram a receber propostas, por exemplo, para a contratação de serviços, como empréstimo.

Em setembro do ano passado o juiz Marco Aurélio de Mello Castrianni, da 1ª Vara Cível Federal de São Paulo, determinou que todos os envolvidos respondam pelo vazamento dos dados.
No entanto, ao contrário das informações que circulam pela internet, ainda não há uma decisão final sobre o pagamento da indenização.

Consulta da indenização do Auxílio Brasil

Todas as pessoas que receberam o extinto Auxílio Brasil podem fazer a consulta para descobrir se poderão ou não ter direito ao valor:

Acesse ao site do Instituto Sigilo;
Clique em “Conferir se eu tenho direito!”;
Insira seu nome completo, e-mail, CPF e números de telefone;
Assinale as duas caixas abaixo e confirme o envio das informações.

 

Fonte :