Purslane é rico em ácidos graxos ômega 3 – você deve comer essa erva daninha, e não jogá-la fora

Purslane omega3

A beldroega é uma planta que cresce selvagem, por isso considerada uma erva daninha. Mas é muito mais, porque beldroegas têm grandes propriedades benéficas para o nosso corpo: antes de mais nada é muito rica em ácidos graxos ômega 3.  Na antiguidade, principalmente no antigo Egito, era conhecida como planta medicinal. Depois, durante a Idade Média, desenvolveu-se nos países árabes e na bacia do Mediterrâneo, onde começou a ser cultivada por suas folhas grandes e suculentas.

A variedade olerácea é excelente para comer, contém mais ômega 3 do que qualquer outra fonte vegetal; estes são considerados importantes para prevenir doenças cardiovasculares, melhorar a circulação e reduzir o colesterol LDL. Em particular, em 100 gramas de folhas de beldroegas existem aproximadamente 350 mg de ácido α-linolênico, isto é, ácidos graxos do grupo ômega-3. Além da beldroega espontânea, também encontramos a variedade beldroegas sativa, mais indicada para cultivo em jardins, canteiros ou vasos.

Mas não é tudo, porque esta planta é rica em vitaminas A, B, C e E, beta-caroteno e minerais essenciais como magnésio , ferro , potássio , ácido fólico e cálcio.

Purslane também tê outras propriedades:

  • Diurético
  • Purificador
  • Sacia a sede
  • Antidiabético

A medicina popular o usa para tratar certos distúrbios intestinais, desde diarreia a vômitos, até hemorragias pósparto. Além disso, as folhas de beldroegas podem ser usadas como compressa em caso de:

Esta planta comestível pode ser consumida crua em saladas ou cozida e usada para enriquecer sopas, omeletes, como recheio de massas caseiras frescas, ou conservada em vinagre ou frita em uma deliciosa massa. Hoje, infelizmente, beldroegas são muito afetadas pelos herbicidas usados na agricultura, então sua presença espontânea diminuiu muito.

Por isso, se você a encontrar em seu jardim, replante-a para consumi-la.

Leave a Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.