Peixes encontrados mortos em córrego Guaraú afluente do rio Tietê

peixe morto2 1 1

No último domingo (5), uma equipe da Companhia de Saneamento de Salto (SP) precisou de carrinhos e caminhões para retirar os peixes mortos encontrados no córrego Guaraú, afluente do rio Tietê.

Na imagem enviada para a TV TEM, você pode ver que a caçamba do veículo está cheia. Não foi informado o número de peixes retirados e transportados para o aterro de Salto nesta segunda-feira (6).

peixes salto 1

No domingo, técnicos da Cetesb estiveram no local para avaliar a situação. O resultado do trabalho não foi divulgado, mas o relatório deve sair nos próximos dias.

A Secretaria de Meio Ambiente da cidade confirmou que os peixes migraram para o riacho por causa da falta de oxigênio no rio Tietê, que escureceu após a abertura de duas barragens em Pirapora do Bom Jesus (SP), na semana passada.

Devido à chuva, a barragem de geração de energia teve que ser aberta para evitar inundações. Por causa disso, caiu a lama bloqueada por vários meses, e a cor da água ficou mais escura.

peixe morto2 1

Já aconteceu das águas do rio Tietê ficarem escuras. No ano de 2017 no mês de agosto ouve o mesmo ocorrido. Apesar que em novembro de 2014 foram mortos mais de 40 toneladas de peixes retirados do córrego Ajudante por causa da aágua escurecer.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, dessa vez aconteceu a mesma coisa: se fosse o período da Piracema, que começou em novembro, quando os peixes iam ao rio  para desovar, a mortalidade poderia ser maior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.