dentro

Pastel caipira assado; sem glúten nem lactose

Aprenda como fazer pastel caipira assado, uma versão diferente do tradicional. Essa receita não tem ingredientes com glúten nem lactose. Por isso, se você tem alguma dessas restrições alimentares, poderá comer sem susto. Ficou interessado? Confira o passo a passo a partir de agora.

Quem tem intolerância a glúten ou lactose sabe o quanto é difícil frequentar festinhas onde não se pode comer praticamente nada. Por isso, essa receita de pastel caipira assado é uma opção interessante. Inclusive, mesmo que você não tenha essas restrições, é interessante incluir esse salgado nas suas próximas recepções. Dessa forma, você atende a esse público e todo mundo ficará feliz. Além disso, ele é super saboroso e pode ser um belo lanche da tarde.

Tá afim de comer um salgado, mas, não quer nada que seja gorduroso ou calórico demais? Acredito que você tenha acabado de encontrar uma boa alternativa. Essa receita que vamos mostrar aqui, no Agro e Jardim, é à base de fubá de milho e tapioca e, por isso, é muito saborosa.

Pastel caipira assado; sem glúten nem lactose. Fonte: Canva Pro

Separe todos os ingredientes do recheio

  • 400 g de linguiça calabresa triturada ou ralada;
  • 1 cebola picada;
  • 4 colheres de sopa de cheiro-verde;
  • 1 colher de chá de orégano.

Ingrediente da massa

  • 4 xícaras de chá de água;
  • 1 tablete de caldo de carne;
  • 2 xícaras de chá de fubá;
  • 1 xícara de chá de polvilho doce;
  • 2 ovos;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó.

Modo de fazer pastel caipira assado

Primeiramente, em uma frigideira, coloque a calabresa triturada e leve ao fogo para dourar. Em seguida acrescente a cebola picada. Caso a linguiça solte muito óleo, escorra-a antes de refogar a cebola. Finalize o recheio com  cheiro-verde.

Logo depois, faça a massa. Para isso, coloque a água para ferver com o caldo de carne e mexa para dissolvê-lo totalmente. Em seguida, vá polvilhando o fubá e mexendo sem parar até formar um angu. Esse processo todo deve levar cerca de 20 minutos, ou mexa até que veja o fundo da panela. Agora espere a massa amornar, acrescente o polvilho e os ovos. Por fim, sove a massa até ficar bem lisinha.

Agora, você deve pegar porções da massa e abri-la em círculos, coloque um pouco do recheio e feche as extremidades dando o formato de um risole. Faça isso, até acabar toda a massa. Distribua os pasteis em uma assadeira untada com azeite de oliva e leve ao forno para assar por 10 minutos. Em seguida, desvire-os e asse-os por mais 10 minutos, ou até que fiquem dourados.

Dicas

Então, agora você já sabe como fazer a massa do pastel caipira assado com recheio de calabresa. No entanto, você pode diversificar os sabores. Dessa forma, o recheio pode ser de carne moída, frango, peito de peru, dentre outros. No entanto, tome cuidado para não colocar algo muito seco. Por isso, em alguns casos, você pode acrescentar um pouco de requeijão cremoso à massa.

O que você acha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.