dentro

Para evitar: veja 4 alimentos que roubam a energia do corpo

O que você come interfere diretamente na forma como você sente disposição e energia ao longo do dia. Enquanto há aqueles alimentos que fazem bem para o corpo em termos de bem-estar, há também aqueles que nos deixam com ainda mais sensação de fadiga e cansaço. A seguir, veja quais alimentos fazem com que você sinta que está com a bateria acabando:

Carboidratos simples

O problema dessa categoria é que ela não envolve apenas um alimento, mas vários. Tudo aquilo que é feito com farinha branca não deve ser ingerido em grandes quantidades, afinal produtos como bolos, bolachas e pães brancos aumentam muito os níveis de açúcar no sangue em um primeiro momento.

Para equilibrar os índices de glicose, o pâncreas libera mais insulina e a queda brusca de açúcar acaba resultando na sensação de falta de energia. O conselho é, portanto, preferir produtos integrais e não exagerar quando for comer carboidratos simples.

Doces

A gente sabe que comer um docinho de vez em quando é quase uma necessidade para a maioria das pessoas, mas a verdade é que, assim como no caso dos carboidratos simples, os doces fazem com que o açúcar no sangue aumente rapidamente.

Comer uma barra de chocolate e não praticar qualquer tipo de atividade física em seguida, leva a disposição pelo ralo. Se você pratica algum tipo de exercício físico, uma boa maneira de consumir seu chocolatinho é treinar logo em seguida, pois aí a energia do doce não se transforma em cansaço.

Café

Pode não parecer, mas o café rouba a sua energia também. Embora seja um estimulante, a cafeína tem o poder de inibir a degradação da acetilcolina, uma substância conhecida por aumentar o estímulo dos músculos. Como consequência, você acaba sentindo mais cansaço. Quando for tomar café, não exagere na dose.

Produtos industrializados

Carnes embutidas (salame, mortadela, presunto etc.), nuggets e salsichas são alimentos ricos em conservantes e corantes.

Eles conseguem alterar o funcionamento do corpo, que sofre para digerir essas substâncias. Como consequência, você passa por alguns processos inflamatórios e oxidantes, resultando na sensação de cansaço e falta de energia.

Viu só como é preciso prestar mais atenção ao que comemos? Lembre-se de que a forma ideal de saber qual é a melhor dieta para você e seu organismo é marcar uma consulta com uma boa nutricionista.

O que você acha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.