Papai Noel de Crochê: Passo a passo

Sem titulo 101

Para quem faz artesanato, o natal é uma das épocas mais interessantes para decorar nossa casa ou nosso cantinho com as nossas peças.

Pois, além de deixar tudo bem mais especial com uma peça feita com todo carinho, também dá um toque de exclusividade que todo mundo busca nos dias de hoje.

Uma das ideias mais divertidas e que também podem ser reaproveitadas por vários anos, é fazer peças em crochê, pois são duradouras, laváveis e possuem um baixo custo para serem feitas.

E para o natal, ideias não faltam: bolas de natal, capas de almofada temáticas, guirlandas, enfeites para árvore entre muitos outros.

Hoje vamos te mostrar como fazer um lindo Papai Noel de crochê e te dar algumas outras ideias para que você não perca tempo e comece a decorar a sua casa para essa data tão especial.

Vamos ao passo a passo

Você vai ver como fazer esse enfeite de Papai Noel é simples e você vai precisar de pouco material:

  • Agulha 4,5 mm;
  • Fios: vermelho, cor de pele, branco e preto;
  • Agulha de tapeçaria;
  • Linha branca;
  • Lantejoula dourada, fita dourada ou prateada.

Chapéu

O chapéu é feito em espiral, começando pelo topo. Não deixe de marcar todo primeiro ponto para que você saiba onde deve começar a contar, aumentar ou diminuir os pontos. 

Sem titulo 95

1. Faça um anel mágico com o fio vermelho e faça quatro pontos baixos, feche o anel e então faça um ponto baixíssimo. Coloque o marcador no primeiro ponto e continue;

2. Não vire o trabalho, continue trabalhando em espiral, fazendo um ponto baixo no ponto de base, um aumento, um ponto baixo e um aumento. Totalizando 6 pontos baixos;

3. Para a próxima carreira, faça um ponto baixo para cada ponto correspondente da carreira anterior, ou seja, 6 pontos;

4. Faça um ponto baixo e um aumento. Repita 3 vezes, totalizando 9 pontos baixos;

5. Nessa carreira, você vai fazer um ponto para cada ponto correspondente, totalizando 9 pontos baixos;

6. Última carreira de pontos com o fio vermelho: Repita por 3 vezes: 1 ponto baixo e um aumento, totalizando 12 pontos. Feche com um ponto baixíssimo e arremate;

7. Prenda o fio branco no primeiro ponto e faça um ponto para cada ponto de base. 12 pontos baixos. Feche com ponto baixíssimo e arremate.

Pompom

8. Com o fio branco, faça 2 correntinhas, 5 pontos baixo na segunda correntinha, feche com ponto baixíssimo na primeira correntinha e arremate;

9. Com o fio dourado, faça um laço no pompom para que o enfeite seja pendurado.

Cabeça

10. Com a cor de pele junte ao final da última carreira do chapéu e faça 12 pontos baixos;

11. Repita 4 vezes: 2 pontos baixos, um aumento, totalizando 16 pontos baixos;

12. 1 ponto baixo em cada ponto de base.

Corpo

Sem titulo 96

13. Junte o fio vermelho ao último ponto da carreira do rosto e faça 16 pontos baixos, ou seja, um para cada ponto da carreira anterior;

14. Repita 4 vezes: 3 pontos baixos, um aumento, totalizando 20 pontos;

15. Nessa carreira, você fará 20 pontos baixos, um pra cada ponto da carreira anterior. Arremate.;

16. Com a cor branca, faça duas correntinhas, 2 meio pontos altos, uma diminuição com meio ponto alto e repita 3 vezes: 3 meio pontos altos, 1 diminuição. Totalizando 16 pontos. Arremate.

Sem titulo 97

Barba

Sem titulo 98

17. Faça 10 correntinhas com o fio branco, um ponto alto na terceira correntinha a partir da agulha, 2 meio pontos altos.

18. Na próxima correntinha faça um ponto alto, um ponto triplo e um ponto alto. 2 meio pontos altos, um ponto alto, um meio ponto alto. Arremate.

Finalização

Sem titulo 99

19. Costure a barba no rosto. Com o fio preto faça os olhos e o nariz com o fio vermelho;

20. Para o cinto, faça pontos baixos entre a carreira 12 e 13 pegando pela alça dos pontos de base e para a fivela, cole uma lantejoula dourada.

O resultado

Sem titulo 100

O que você acha de fazer os seus próprios enfeites de natal? Gostou desse Papai Noel de crochê ? Clique na fonte abaixo para ver mais inspirações de Papai Noel de crochê!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.