Papa Francisco lamenta hipocrisia na Igreja Católica

IMG 20210825 110737

Durante a audiência geral realizada nesta 4ª feira (25.ago), o papa Francisco lamentou a hipocrisia na Igreja Católica e disse considerar “particularmente detestável” que haja “tantos cristãos e ministros hipócritas”. O pontífice ainda relembrou que há vários exemplos na Bíblia onde a hipocrisia é combatida, como o velho Eleazar, e situações em que Jesus repreende fortemente aqueles que parecem justo no exterior, mas no interior estão cheios de falsidade e iniquidade.

“O hipócrita é uma pessoa que finge, lisonjeia e engana porque vive com uma máscara no rosto, e não tem a coragem de enfrentar a verdade. Por isso, não é capaz de amar verdadeiramente: limita-se a viver pelo egoísmo e não tem a força para mostrar o seu coração com transparência”, disse o papa.

Francisco também definiu a hipocrisia como “o medo de dizer abertamente a verdade, fingir ou aparentar fazer o bem aos olhos dos outros”. “É como maquiar a alma, maquiar as atitudes, o modo de proceder: não é a verdade”, disse. O pontífice ainda pediu “ajuda ao Senhor” para os seres humanos serem coerentes, deixarem os confrontos e combaterem com coragem tudo o que os afasta da verdade e da fé que professam.

Confira a íntegra da audiência no vídeo abaixo:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.