Pão de Minuto de Frigideira

Capa de Botijao de Croche 35 16

Sabe aquele Pãozinho de Minuto clássico? Se eu te contar que tem uma versão ainda mais fácil??? Essa versão não vai ao forno, é assado na frigideira direto na boca do fogão e é a receita perfeita para aqueles dias que acabou o pão e você precisa improvisar! Caso você nunca tenha comido esse pãozinho, ele é denso, fofinho porém denso, por isso o segredo é não fazer um pão muito grande, afinal leva fermento de bolo e não o de pão para ser mais rápido assim não precisa esperar a massa crescer!

Ingredientes

  • 240ml de Leite
  • Suco de 1 Limão
  • ½ Colher (chá) de Açúcar
  • 1 Ovo
  • ½ Colher (chá) de Sal
  • 50g de Manteiga (em temperatura ambiente)
  • ½ Colher (chá) de Bicarbonato de Sódio.
  • +ou- 3 xícaras (chá) de Farinha de Trigo (aos poucos)
  • 1 Colher (sopa) de Fermento Químico em Pó

Instruções

  1. Em uma tigela coloque o leite, suco de limão e misture bem, deixe descansar por cerca de 10 minutos para talhar o leite.
  2. Coloque esse leite talhado na tigela e junte o açúcar, ovo, sal, manteiga e bicarbonato de sódio e de uma boa misturada.
  3. Adicione a farinha de trigo bem aos poucos misturando sempre até que fique uma massa pesada, coloque um pouco de farinhada na bancada, despeje a massa e junte o fermento químico em pó.
  4. Sove essa messa por cerca de 3 minutos adicionando farinha se necessário, você quer uma massa levemente úmida e que não grude em excesso nas mãos, mas que não seja muito seca.
  5. Coloque a massa em uma tigela, cubra com plástico filme ou pano de prato e deixe dar uma descansada de 15 minutos para relaxar o glúten.
  6. Modele bolinhas pequenas com a massa, coloque um papel manteiga no fundo da forma e as bolinhas de massa formando um circulo, mas deixando espaço para que possa crescer.
  7. Coloque a tampa e se tiver saída de vapor tampe com um papelzinho.
  8. Coloque uma grande do fogão por cima da outra, ligue o fogo bem bem baixinha e coloque a frigideira por cima.
  9. Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 20 minutos ou até a sua casa ficar cheirando a pão e você bater no fundo do pão e sair um som ocou.
  10. Deixe esfriar antes de comer e tá pronto!

Observações

FARINHA DE TRIGO: Eu não testei com nenhuma outra farinha, não se se funciona então precisa testar.

FERMENTO DE PÃO: SIM! você pode usar fermento de pão, mas nesse caso deixe a massa crescer por 40 minuto antes de modelar os pães.

CONSERVAÇÃO: Conserve na geladeira já assado por até 7 ou ainda no freezer por 3 meses, sempre já assado!

IMPORTANTE: Quanto mais farinha mais “massudo” fica então não coloque em excesso, se a massa estiver grudando de uma esperada para a farinha absorver a umidade.

Algo errado com esse post?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.