Pão de Mel no Pote

paodemel potinho 01

u sempre gostei muito de pão de mel. Desses sabores de infância, tão gostosos! Eu tenho uma receita antiga de pão de mel tradicional que adoro fazer em casa (e rechear com muito doce de leite), mas resolvi fazer uma nova versão em potinhos já pensando numa sobremesa do dia das mães. E porque não um doce bonito e legal pra se colocar numa mesa bonita de aniversário também? Além disso é uma forma mais descomplicada de se fazer pão de mel. Nesse video também ensino algumas dicas como qual a melhor forma de se usar um saco de confeitar.

240 ml (1 xícara) de leite

200 g (1 e 1/3 de xícara) de açúcar mascavo

150 g (1/2 xícara) de mel

250 g (2 xícaras) de farinha de trigo

40 g (4 colheres de sopa) de manteiga

1 colher (chá) de canela em pó

1/2 colher (chá) de cravo em pó

2 colheres (chá) de fermento em pó

2 ovos

 

Recheio:

600 g de doce de leite

 

Calda:

100 g (2/3 de xícara) de açúcar

200 ml (3/4 de xícara) de água

1 pau de canela

2 cravos da índia

 

Ganache de chocolate:

400 g de chocolate meio amargo

120 ml (1/2 xícara) de creme de leite pasteurizado

2 colheres (sopa) de manteiga

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe uma assadeira retangular (usamos uma de 36 x 18 cm, dá pra ser numa de 30 x 20 cm também, por exemplo). Leve ao fogo o leite com o açúcar mascavo, a manteiga e o mel. Dissolva bem. Não é necessário ferver, só aquecer pra facilitar que tudo se dissolva. Quando estiver bem dissolvido desligue e reserve. Em uma vasilha peneire a farinha de trigo, a canela, o cravo e o fermento. Reserve também. Bata os ovos com um garfo ou batedor e misture ao leite com mel e açúcar. Lembre-se de o leite não deve estar tão quente para não cozinhar os ovos! Basta estar de morno a frio. Incorpore os ingredientes peneirados ao liquido, mexendo delicadamente até que fique homogêneo. Leve para assar por cerca de 30 minutos.

Prepare a calda: Coloque todos os ingredientes numa panelinha e leve para ferver. Assim que ferver desligue e coe o cravo e canela. Prepare a ganache: Leve o creme de leite para aquecer. Pique o chocolate e coloque em uma vasilha. Assim que o creme de leite ameaçar ferver, desligue e despeje sobre o chocolate. Aguarde 30 segundos e misture bem com uma colher ou espátula. Misture a manteiga gelada para dar brilho.

Montagem: Corte o pão de mel do tamanho do pote, ou em cubos, para facilitar colocar. Coloque o doce de leite em um saco de confeitar e a ganache em outro saco de confeitar. Coloque uma camada de pão de mel no fundo do pote, umedeça com a calda, coloque doce de leite. Repita essas duas etapas. Cubra com pão de mel, umedeça e por cima de tudo cubra com a ganache de chocolate. Sirva em temperatura ambiente. Rende 6 potes como os nossos (10 cm de altura x 6 cm de diâmetro). Pode ser guardado tampado na geladeira por até 5 dias. Se quiser, polvilhe açúcar de confeiteiro por cima.

Potinhos: Distribuidora Triângulo

Sacos de confeitar descartáveis: Maria Chocolate

Peneira: Tool Box

Colherinhas coloridas: acervo da Lu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.