dentro

'Pantanal': Zé Leôncio sai a cavalo com o filho recém-nascido e vê o pai

Zé Leôncio (Renato Góes) não chega a tempo de ver o nascimento do filho com Madeleine (Bruna Linzmeyer), mas, como manda a tradição dos Leôncio, batiza o menino no lombo de um cavalo, durante um passeio especial, com direito a visão do velho Joventino (Irahdhir Santos).

Nos próximos capítulos de Pantanal, o peão, que ficou meses afastado de casa comprando bois, chega na noite do nascimento do pequeno Jove e se depara com a fúria de Madeleine, que não aceita ter ficado sem o marido em um momento tão importante.

Batismo à moda dos Leôncio

Feliz com a cria, ele não dá ouvidos às queixas da mulher, e parte com o menino em seus braços.

“Antes de aprendê a lê e escrevê, como convém a uma criança de boa família, como a da mãe dele, ele vai aprendê uma coisa co’pai. Vô aproveitá que o meu cavalo tá suado da jornada e vô abençoá o nosso filho, como meu pai feiz comigo, e como meu avô feiz com ele”, diz o peão.

Madeleine tenta impedi-lo, mas é tarde demais.

Visão especial

José Leôncio galopa com Jove no colo pelos pastos da fazenda, em busca da benção do pai.

“O seu neto nasceu! É mais um Leôncio que veio ao mundo, meu pai, engrossá a nossa comitiva. E eu vim pedí a sua bênção, meu pai… Eu vim pedí que o senhor olhe por ele… Esteja onde o senhor tivé… Eu quero que o senhor proteja os caminho do seu neto, meu pai, como feiz e faiz, até hoje, c’os meu.”

É ele pedir para um raio cortar o céu. O cavalo empina e Zé Leôncio vê a silhueta de seu pai se desenhar contra a luz alguns metros à frente.

Ele doma o animal e, segurando o filho com segurança, busca o vulto. Então, o ronco alto de um trovão retumba. O bebê chora, apavorado. Outro clarão ilumina o céu e Zé não vê mais ninguém.

Zé volta pra casa calado, sem dizer o que viu a Madeleine, mas depois desabafa entre os peões:

“Hoje senti meu pai por perto como nunca tinha sentido desde que ele sumiu por essas mata.”

O que você acha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.