dentro

O Presidente Bolsonaro mente por duas vezes sobrem a fome no Brasil na Jovem Pan

Presidente deu declarações em entrevista à rádio Jovem Pan e a podcast de fisiculturismo. Em junho, pesquisa apontou que 33,1 milhões de pessoas não têm o que comer diariamente no país.

O presidente Jair Bolsonaro, que foi eleito para o cargo de PL na reeleição, disse nesta sexta-feira (26) que, no Brasil, não se vê gente “pedindo pão” na porta de uma padaria.

Bolsonaro fez essa afirmação em entrevista ao Jovem Pan i Pânico. Ele comentava a declaração da presidente do MDB, senadora Simone Tebet (MDB-MS), que afirmou que há 33 milhões de famintos no país.

“Aquele senador [Simone Tebet] estava lá, falou bobagem aqui. As pessoas estão doentes? Sim, elas se sentem doentes no Brasil. Alguém já viu alguém pedindo pão na porta, lá, no caixa da padaria?

Em seguida, o presidente disse que “deve haver pessoas famintas no país”. “Até no campo tem gente que passa mal? Tem gente que passa mal, sim, mas quem sabe quem tá passando fome lá, sim deve ter quem tá com fome, só que… é aqui perto, de a própria Caixa Econômica, e o Ministério do Cidadão, para ter um pedido de registro do menino -Auxílio Brasil sem depender da vontade das pessoas do município”, disse o presidente.

À tarde, em entrevista a um podcast sobre musculação, Bolsonaro repetiu a fala. Ele também argumentou contra a presença de mais de 30 milhões de brasileiros que passam fome no país.

“Quando vamos a qualquer padaria, ninguém pede para você comprar pão. Isso não existe. Se eu disser isso, perco votos, mas você não pode evitar, diga a verdade”, disse. “Fome no Brasil? Fome de verdade, não é o que diz”, enfatizou Bolsonaro em outro momento do mesmo podcast.

Pesquisas desmentem Bolsonaro

Um estudo da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, divulgado em junho, revelou que o Brasil tem cerca de 33,1 milhões de pessoas sem alimentação todos os dias.

Outro estudo, realizado pela Fundação Getúlio Vargas, também em junho deste ano, revela que quase um terço dos brasileiros tem menos da metade de sua renda mensal disponível.

Em bases básicas, o número de pessoas com renda familiar de até R$ 497 por mês chegou a 62,9 milhões de brasileiros em 2021, cerca de 29,6% da população do país. Os dados correspondem a 9,6 milhões a mais que em 2019.

O que você acha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.