NASA testa robôs espaciais autônomos para construção fora da Terra
A NASA está desenvolvendo um sistema robótico capaz de construir autonomamente estruturas fora da Terra, usando blocos de construção feitos de recursos locais. O sistema, chamado de ARMADAS (Automated Reconfigurable Mission Adaptive Digital Assembly Systems), é composto por três robôs em forma de arco que se movem como minhocas e podem carregar e fixar blocos de metal chamados de “voxels”.
O objetivo do ARMADAS é permitir a construção e manutenção de infraestrutura no espaço, como abrigos, estações de energia, torres de comunicação e muito mais. Essa capacidade é essencial para missões de longa duração na Lua, em Marte e além, onde enviar estruturas pré-montadas da Terra seria muito caro e inviável.
Em janeiro de 2024, a NASA publicou um artigo na revista Science Robotics detalhando uma demonstração dos robôs. No teste, os três robôs construíram um abrigo do tamanho de um galpão em 100 horas, usando 256 voxels. A NASA forneceu aos robôs o plano do abrigo, mas não disse como construí-lo. Os robôs usaram algoritmos de software para descobrir a melhor abordagem.
“Porque os robôs alinham cada pequeno passo à estrutura em uma grade 3D, algoritmos simples com baixos requisitos de computação e sensoriamento podem alcançar altos objetivos de autonomia”, disse Christine Gregg, engenheira-chefe do ARMADAS, ao TechCrunch.
O projeto ARMADAS faz parte do programa Game Changing Development da NASA, que busca desenvolver tecnologias inovadoras para exploração espacial. A equipe do ARMADAS planeja realizar uma demonstração em solo em 2021, na qual os robôs construirão uma estrutura feita de centenas de peças. A tecnologia do ARMADAS poderia eventualmente ser usada para construir infraestrutura real na superfície lunar.