Menopausa revertida?

menopausa perguntas minuto saudavel

Seria possível reverter os efeitos da menopausa? Seria possível voltar a ter um ciclo menstrual e a produzir óvulos, normalmente? Bem, segundo uma equipe de médicos de Atenas, na Grécia, há esperança.

A equipe de ginecologistas acaba de desenvolver uma técnica que promete aumentar a fertilidade em mulheres mais velhas, ajudando especialmente em duas frentes: atuar em favor de mulheres que tiverem menopausa precoce e atenuar os efeitos da menopausa.

Diante disso, a expectativa apontada por Konstantinos Sfakianoudis, que conduz a pesquisa, é de que mesmo na menopausa, mulheres consigam engravidar com seu próprio material genético.

Os testes iniciais têm sido feitos com base na terapia PRP (Plasma Rico em Plaquetas), que consiste na retirada e centrifugação de sangue da paciente, em um processo que leva ao isolamento das moléculas que desencadeiam o crescimento de tecidos e vasos sanguíneos. Para Sfakianoudis e sua equipe, a técnica PRP também parece ajudar a rejuvenescer ovários.

O procedimento já foi aplicado em pelo menos 30 mulheres com idades entre 46 e 49 anos e que queriam ter filhos. Delas, dois terços apresentaram mudanças em padrões bioquímicos, como se fosse uma restauração da menstruação.

A equipe ainda não implantou os embriões nas mulheres, mas espera fazer isso nos próximos meses. Tão logo também os resultados sejam realmente válidos, os pesquisadores divulgarão mais amplamente o estudo e publicarão artigos mais detalhados a respeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.