Maria-fedida: dicas e truques para mantê-la longe do seu jardim

maria fedida

Redes mosquiteiras

As redes mosquiteiras permitem manter longe dos quartos da sua casa todos os insetos, incluindo percevejos. Portanto, se você mora em uma área afetada pela presença de insetos, especialmente nos meses mais quentes, e prefere que eles fiquem longe de sua casa, considere instalar redes mosquiteiras nas janelas.

Coleta manual de insetos

A coleta manual de insetos é o primeiro método para evitar que eles possam infestar suas plantas nos vasos, no jardim ou na varanda. Para evitar sua propagação, tente removê-los com cuidado e transportá-los para outro lugar. Verifique bem a base de seus vasos de plantas. Na verdade, as marias-fedidas se camuflam facilmente entre as folhas. Se você monitorar de perto as plantas em seu jardim, notará os ovos postos pelos insetos sob as folhas e os eliminará a tempo.

Pega percevejos

Para caçar percevejos, um inseto bastante chato, sem lhes fazer mal, foi criada uma ferramenta especial por uma empresa que também produzia a vuvuzela. Este é o “pega percevejos”, uma espécie de trompete de plástico eco-sustentável capaz de capturar esses insetos e então libertá-los na natureza. Tudo sem matá-los ou machucá-los.

Verifique a roupa

Às vezes, os percevejos escondem-se nas roupas penduradas no exterior ou na varanda, pode ser que a entrada deles na sua casa ocorra desta forma, sem você perceber. Portanto, adquira o hábito de verificar cuidadosamente sua roupa, incluindo jaquetas e casacos, antes de entrar.

Alho

Alho é um dos pesticidas naturais mais eficazes para proteger de insetos jardins e vasos de plantas. A sugestão é plantar um bulbo de alho nos vasos do seu jardim, principalmente em plantas mais atacadas pelos percevejos. No jardim, plante fileiras de bulbos de alho entre um canteiro de flores e outro. A agricultura orgânica sugere o uso de uma decocção de alho preparada em casa para evitar os ataques de insetos. Pulverize de vez em quando na base das plantas, durante a noite. A decocção de alho e a decocção de cebola também são úteis para remover percevejos das plantas depois que já se instalaram.

TNT – Tecido não tecido

A cobertura das plantas com TNT (tecido não tecido) é um remédio útil para proteger as variedades mais suscetíveis ao ataque desses insetos. O TNT pode ser comprado em lojas de jardinagem. Você pode usá-lo para proteger plantas em vasos e plantações em seu jardim, criando barreiras que desencorajam a chegada de percevejos.

Decocção de artemísia

A decocção de artemísia (absinto) é um remédio agrícola natural que se acredita ser útil para remover vários insetos do jardim, incluindo percevejos. Outros remédios úteis para remover e prevenir o aparecimento de percevejos, sugeridos pela agricultura orgânica, são a decocção de cebola e a maceração de urtiga.

Gaiola

Se você deseja proteger o pomar e o jardim contra percevejos, tente pendurar em alguns pontos estratégicos de gaiolas de pássaros que sejam adequados para atrair predadores dos percevejos, como as mariquitas-de rabo-vermelho. Na verdade, essas aves precisam capturar uma quantidade abundante de insetos para se alimentar dia após dia.

Plantas que atraem percevejos

Para proteger as plantações de sua horta dos percevejos, tente evitar ao máximo as monoculturas. Variedade é a palavra-chave. Se puder, alterne os vegetais do seu jardim com as plantas para “sacrificar”, que são capazes de atrair percevejos. Algumas dessas são o milho e manjericão.

Água e sabão

Um dos remédios caseiros mais comuns para manter os insetos longe do seu jardim é usar água e sabão para substituir os pesticidas comumente vendidos. Encha um borrifador com água e dissolva uma colher de sabão líquido. Recomenda-se o sabão de Marselha por ser mais delicado. Pulverize nas plantas de vez em quando, em pequenas quantidades, como repelente de percevejos e pulgões.

 Piretrina

Este é o remédio definitivo para erradicar uma infestação de percevejos em seu jardim. A piretrina é o único inseticida permitido na agricultura orgânica, mas ainda assim é um produto muito poderoso, que deve ser usado com extrema cautela. Se puder, antes de considerar seu uso, tente colocar em prática os remédios naturais e os truques mencionados acima.

Você conhece outros remédios úteis para remover percevejos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.