Lula deixa de ter cuidados de UTI, informa novo boletim
Presidente está sob cuidados semi-intensivos no Hospital Sírio-Libanês, onde está internado desde a última terça-feira (10)
O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixou de ter cuidados de UTI no Hospital Sírio-Libanês, onde está internado desde a madrugada da última terça-feira (10), informa um novo boletim médico divulgado nesta sexta-feira (13).
O presidente “segue lúcido e orientado, alimentou-se normalmente e realizou caminhada pelos corredores”, diz a equipe médica.
A mudança no tratamento tem relação com o monitoramento do paciente. O leito semi-intensivo é destinado para os pacientes que apresentam estabilidade e quadro evolutivo, de forma que não se faz mais necessário o cuidado intensivo, “mas que ainda requer atenção especial diferenciada da adotada na unidade de internação”, segundo o Ministério da Saúde.
Apesar da alteração, o presidente permanecerá no mesmo leito hospitalar que, de acordo com uma apuração da analista da CNN, Débora Bergamasco, teria sido escolhido por ser capaz de garantir espaço, acesso e proteção à equipe dele.
Mais cedo, durante o início da manhã desta sexta-feira (13), a assessoria da presidência informou aos jornalistas, na frente do hospital, que Lula já tinha acordado, estava bem e “papeando”.
A equipe médica realizou, na última quinta-feira (12), a retirada do dreno que estava sendo utilizado pelo presidente.
De acordo com o médico pessoal de Lula e apresentador do programa CNN Sinais Vitais, dr. Roberto Kalil Filho, a chance de um novo sangramento “é muito pequena”. Ele reforça que não houve nenhuma sequela em decorrência dos procedimentos realizados.