dentro

Limão com mel, canela e sal rosa: remédio natural para tosse

Essa combinação possui propriedades que ajudam a combater a tosse e fortalecem o sistema imunológico, prevenindo doenças respiratórias.

As mudanças climáticas são oportunas para problemas respiratórios, como gripes, resfriados e dor de garganta. Como consequência, um dos sintomas comuns é a tosse, uma reação natural do organismo para expulsar os microrganismos que afetam as vias aéreas.

Mas, além do clima, existem outros fatores que contribuem para o surgimento da tosse, como, por exemplo, cigarro, alergias  ao pólen e ácaros. Quando isso ocorre, a maioria das pessoas recorrem aos medicamentos antitússicos (remédios para a tosse, geralmente xarope).

No entanto, quando os sintomas são leves, alguns remédios caseiros podem ajudar, sem a necessidade de gastar em farmácia. Por isso, veja a seguir uma receita natural para acabar com a tosse rapidamente, usando limão, mel, canela e sal rosa.

Benefícios do limão

O limão contém propriedades antivirais, expectorantes, antissépticas e anti-inflamatórias.Dessa forma, ajuda a combater a tosse, inflamação na garganta, elimina o muco dos pulmões, além de atuar como um descongestionante nasal.

Também é uma fruta rica em vitamina C e, por isso, ajuda a fortalecer os sistemas de defesa do organismo e aumentar a imunidade. Com isso, previne contra doenças respiratórias e virais, como a gripe e resfriados.

Benefícios do mel

O mel é rico em propriedades antivirais, antibióticas, vitaminas A, C e zinco, nutrientes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Além disso, contém propriedades expectorantes e anti-inflamatórias que combatem a inflamação e eliminam as secreções do sistema respiratório.

De acordo com as novas diretrizes de saúde do Instituto Nacional de Saúde e Cuidados Excellence (NICE, na sigla em inglês), em casos de tosse, recomenda-se o consumo de mel em vez de antibióticos.

Um estudo, realizado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), também concluiu que as propriedades mucolíticas e sedativas do mel reduziram a tosse nos pacientes avaliados. Já em um estudo da Universidade de Oxford, no Reino Unido, conclui-se que o mel pode substituir os antibióticos, prevenindo doenças causadas por vírus, fungos e bactérias.

  • Importante: crianças menores de um ano não devem consumir mel, pois o alimento pode conter a bactéria Clostridium botulinum e o sistema imunológico da criança não está apto para proteger contra essa bactéria.

Benefícios da canela

A canela contém propriedades antibacterianas, antifúngicas e anti-inflamatórias.

Por isso, ajuda a combater infecções das vias respiratórias e doenças virais.

Além disso, age como um expectorante natural, combatendo a tosse e soltando o catarro.

Benefícios do sal rosa

O sal rosa contém propriedades antibacterianas, antifúngicas e antimicrobianas, o que dá um impulso no sistema imunológico. Além disso, o sal ajuda a eliminar o muco da garganta, pois como o catarro é constituído de água, quando atraído pelo sódio é “arrancado” das paredes da garganta, atraído pelo sódio. 

Como fazer esse remédio caseiro para tosse

Essa combinação possui propriedades que ajudam a combater a tosse e fortalecem o sistema imunológico, prevenindo doenças respiratórias.

Ingredientes:

  • 1 limão
  • 2 colheres (sopa) de mel
  • 1 colher (café) de canela em pó
  • 1 pitada de sal rosa do himalaia

Observação: o sal mais recomendado para essa receita é o rosa, mas, caso não tenha, pode utilizar o sal de cozinha comum.

Modo de preparo e consumo:

Esprema o suco do limão. coloque em um recipiente(copo ou xícara), acrescente o mel, o sal, a canela em pó e misture bem. Tome em seguida – três colheres a cada três horas.

O que você acha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.