dentro

Leite vencido? Não jogue fora! Use no seu jardim e aproveite os benefícios

Você sabia que dá pra usar leite vencido no seu jardim? Isso é possível. Acompanhe aqui todas as dicas necessárias para aprender essa técnica.

Compostos orgânicos são sempre bem vindos

Algumas pessoas que entram no mundo dos apaixonados pela natureza ainda não entenderam como ela é tão completa. Até mesmo quem já cultiva um jardim, às vezes esquece como pode fazer muito com o que a natureza oferece.

Jardins bonitos são o orgulho de jardineiros dedicados, mas nem só de dedicação se faz um jardim. Então, é preciso conhecer os truques que fazem a diferença com os acontecimentos cotidianos.

O leite vencido não serve para alimentação animal, mas as nossas plantinhas são especiais. Elas são capazes de muito mais que sua beleza. Sim! Até na natureza é preciso ser mais que um “rostinho” bonito. Piadas à parte, vamos falar desse leite vencido que você loucamente quer jogar fora.

Fungicida

Antes de tudo, separe o leite em partes, por exemplo, uma xícara de leite fica sendo uma parte. Para cada uma parte de leite, acrescente dez partes de água.

Em seguida, coloque em um pulverizador e pulverize suas plantas de duas em duas semanas. Observe sempre o caule, tronco e canto inferior das partes da planta.

 Esse método, no entanto, é para a prevenção. Assim, em caso de já estarem sendo afetadas por um fungo, utilize três partes de leite, ao invés de uma, para dez de água. E aumente a frequência para três em três dias

DICA: Essa pulverização é excelente para rosas com pontinhos pretos, pois afeta diretamente o fungo responsável pelo problema.

Desinfetante de ferramentas

Você se preocupa em desinfetar suas ferramentas de poda? Pois saiba que fazer isso é importantíssimo para o cuidado preventivo do seu jardim. Bactérias e organismos ofensivos estão sempre muito próximos, para nos dar dor de cabeça.

Usar álcool ou desinfetantes específicos são a melhor opção, mas caso você não tenha eles à sua disposição agora e sobrou esse leite aí, vamos aproveitá-lo.

Para isso, passe em um pano ou bucha no leite e em seguida limpe suas ferramentas, é bem simples, sem segredos.

Limpeza

A luz solar é fonte de nutrientes e as folhas com muita poeira impedem a absorção deles. Por isso, caso note poeira demais nas suas plantas, prepare um algodão banhado no leite e passe sobre as folhas, assim você revive o brilho das companheiras plantinhas e mata qualquer fungo ou bactéria que a sujeira alojava.

Fertilizante

Use uma parte de leite para quatro ou cinco partes de água, para que penetre muito bem no solo e evite excessos na superfície.

Regue o jardim com o resultado.

A repetição dessa ação deve ocorrer de 10 em 10 semanas nas estações quentes.

Agora que você ganhou algumas ideias, não jogue fora o leite vencido, use-o para vencer a falta de sustentabilidade.

O que você acha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.