Jiló: ajuda a perder peso e é perfeito para diabéticos

jilo beneficios

Cultivado principalmente na região sudeste do Brasil, em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, o jiló deve ser consumido quando estiver com uma aparência verde brilhante, pois, quanto mais amarelo, mais amargo ele se tornará.

Muitas pessoas fazem careta quando ouvem a palavra “jiló”. Afinal, mesmo quem nunca provou sabe que ele é amargo. Mas, será que não vale a pena dar uma chance a essa fruta – sim, apesar de ser conhecido como um legume, o jiló é uma fruta – que pode fazer muito bem para a saúde de adultos e crianças.

Beneficios do Jilò

É isso mesmo, o jiló possui inúmeros benefícios, que vão desde o auxílio ao emagrecimento até ao tratamento de anemias e diabetes.

Para começar, cada 100 gramas de jiló possuem somente 38 calorias, sem contar que ele também aumenta a sensação de saciedade, pois é feito 90% de água. Portanto, é um ótimo aliado para quem deseja emagrecer.

O jiló também é rico em vitaminas A, B e C, ou seja, é antioxidante (combate o envelhecimento precoce e as células cancerígenas), ajuda no bom funcionamento cardiovascular e aumenta a resistência contra infecções e a imunidade em geral.

Mas não para por aí. A ingestão regular do jiló também age contra a diabetes, pois a sua fibra ajuda a controlar o nível de glicose no sangue. E se você sofre de pressão alta, ele também pode ajudar: por ser rico em potássio, o jiló regula a taxa de sódio no sangue, um dos vilões da pressão alta e, consequentemente, dos problemas cardíacos.

Você sabia que o jiló também é recomendado para quem sofre de anemia, principalmente a causada por falta de ferro? Junto com o feijão e o bife de fígado, o jiló é rico em ferro e é uma das maneiras naturais e mais rápidas de se tratar esse tipo de anemia.

E você pode consumir jiló de várias formas: puro, em uma salada, em um suco misturado com limão ou abacaxi, ou até como farinha, na elaboração de receitas doces e salgadas.

Para tirar um pouco o gosto amargo

Agora, aqui vai uma dica: para tirar um pouco o gosto amargo do jiló, corte-o em 4 partes e coloque-o em um recipiente com água e sal por 15 minutos. O sabor ficará mais suave.

Então, da próxima vez que falarem em jiló, não vire a cara. Pense em todos os benefícios para a sua saúde e dê uma chance a essa fruta que sofre tantos preconceitos, mas que faz tão bem que deveria ser amada por todos.

Fontes: Conquistesuavida/ Opetroleo/Dicasdemulher

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.