Influencer enganou o mundo fingindo ter câncer e cura inexistente para a doença

2 14

Kylie é uma jovem que no ano de 2013 passava por intensas sessões de quimioterapia, para tratar um linfoma recém-diagnosticado. Até que descobriu uma influencer chamada Belle Gibson, que prometia uma cura milagrosa para o câncer.

A blogueira australiana de saúde e bem-estar tinha na época 300 mil seguidores e era uma máquina de comentários elogiosos de seguidores de todo o mundo.

A jovem Kylie, que também é australiana, ficou surpresa com a descoberta: “Belle era tão bonita, bem-sucedida… ela foi uma inspiração para muitas pessoas”, contou.

Belle Gibson contava sua história de superação de que depois que os médicos lhe deram apenas quatro meses de vida, por conta de um câncer cerebral inoperável, ela conseguiu reverter sua doença por meio de uma alimentação saudável.

Kylie, assim como muitos outros seguidores da influencer, não conseguia deixar de se comparar a ela. A jovem fazia diariamente as sessões de quimioterapia e estava perto de fazer sua décima oitava punção lombar e não parava de pensar no estilo de vida milagroso de Belle, que a livrou do câncer.

 “(Pensei que) talvez ela estava certa, talvez eu estivesse fazendo tudo errado”, lembra Kylie. A jovem continua a contar sua experiência: “Eu estava morrendo por dentro e piorava a cada tratamento. Eu parecia horrível, enquanto ela estava vivendo a sua melhor vida”.

A indústria de bem-estar crescia muito naquela época e Belle Gibson era um exemplo a ser seguido. Em seu livro, a influencer propagava: “Me empoderei para salvar minha própria vida por meio da nutrição, paciência, determinação e amor”.

Foi assim que Kylie comprou o livro de receitas e assinou o aplicativo de Belle, The Whole Pantry (“Toda a despensa”, em tradução livre para o português).

Todo o discurso fez com que a jovem se esgotasse do tratamento do câncer: “A quimioterapia não estava funcionando para mim. (Eu disse a mim mesma que) deveria parar e tentar uma alimentação saudável”, conta. “Tinha isso na minha frente (como prova). Estava no meu celular, nas revistas, nos noticiários… então confiei nela”, detalha Kylie.

Mas, o que Kylie não sabia é que a tão perfeita Belle não estava melhorando… No ano de 2015, uma mentira da influencer foi exposta. Belle havia mentido aos seus seguidores que doava parte da venda de seus livros e aplicativos para organizações beneficentes.

2 15

Belle deixou de ser uma inspiração e se tornou uma decepção para os seus seguidores.

Assim, muitos jornalistas passaram a investigar sobre a história da influencer e começaram a questionar se Belle também estava enganando as pessoas sobre o seu estado de saúde.

Foi aí que a maior mentira de Belle Gibson veio à tona, foi descoberto que ela também havia mentido sobre o seu câncer.

No ano de 2017, a influencer recebeu uma multa de mais de US$ 300 mil (cerca de R$ 1,5 milhão) por parte do governo australiano por enganar os leitores sobre as doações para instituições de caridade, após ela ter sido declarada culpada por cinco infrações da lei do consumidor.

Uma juíza disse que Belle pode ter acreditado “de maneira genuína” naquilo que ela mesma estava dizendo e que ela pode ter sofrido “delírios” sobre sua própria saúde.

2 16

Em seu perfil no Instagram, Belle vendia a “receita milagrosa” de uma dieta para curar o câncer.

A jovem Kylie ficou chocada quando soube que Belle havia mentido sobre ter câncer. “Me senti traída… Quem inventa algo assim?”, se questiona.

Depois da exposição das mentiras da influencer, o mundo se familiarizou mais com os termos “fake News” e “desinformação”.

Felizmente, depois de descobrir as mentiras de Belle, Kylie recomeçou a quimioterapia e atualmente seu linfoma está em remissão.

Em maio deste ano, as autoridades australianas decidiram confiscar os bens de Belle depois que ela não pagou a multa que havia sido aplicada pela Justiça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.