Gosta de salsicha? Você precisa saber como e do que é feita

58279F79 B529 40C6 96D2 5E355171F588 scaled 1

O processo produtivo da linguiça brasileira deve obedecer aos padrões de qualidade do Ministério da Agricultura; a fiscalização do ambiente industrial e comercial é realizada pela Secretaria de Vigilância Sanitária

A salsicha é um alimento industrializado feito com os mais diversos tipos de carne e substâncias químicas para ajudar no seu sabor.

B67AA55E 7A64 43F4 A688 33A54938E1E8 1

Mas não pense que a carne aqui é de primeira! Geralmente são sobras do corte tradicional, e até 60% de suas delícias podem incluir a chamada carne separada mecanicamente, que é a carne que gruda na carcaça. Segundo a Associação Brasileira de Alimentos, esses ingredientes são pré-congelados, depois moídos e processados até obter uma qualidade uniforme.

Na próxima etapa, o produto é embutido em uma caixa ou colocado em um tubo, onde é moldado. Posteriormente, a linguiça é cozida, resfriada e embebida em corante natural de urucum para torná-la vermelha.

1F78FA6E DD1F 40B5 AAF0 48ACE992ADD6 1

Mas tenha cuidado! Embora nas fábricas a temperatura de processamento garanta a eliminação dos microrganismos, a orientação é sempre fervê-los antes de comer. Bem, o processo de fazer linguiça não dá água na boca, mas é um exagero dizer que se usam ingredientes suspeitos como carne de cavalo, papelão e até insetos. 

No Brasil, todo o processo produtivo deve seguir os padrões de qualidade do Ministério da Agricultura. A fiscalização do ambiente industrial e dos estabelecimentos comerciais é realizada pela Superintendência de Vigilância Sanitária. Ao comprar, verifique o selo de inspeção.

Então, de onde vem essa má reputação das salsichas?

29264A24 5E1C 4650 A602 02CAA92121A1 1

Como são feitos de uma mistura, eles não podem identificar o que está no produto apenas olhando, daí os mitos.
Além disso, pouco se sabe sobre o processo de fabricação , o que reforça os boatos.

Alguns dizem que eles começaram no século 19, depois que o chanceler alemão Otto von Bismarck declarou que as leis são como salsichas e que ele melhor não saber como são feitas.

Rumores à parte, mesmo os fabricantes não discordam em um problema.
As salsichas são ricos em sódio e gordura feito totalmente de forma processada. Necessita de muita atenção no seu consumo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.