dentro

Geléia de mexerica: doçuras da Serra do Cipó

Num dos maiores paraísos naturais do planeta, a gastronomia também é um forte atrativo. Conheça a famosa geleia de mexerica Petras, produzida pela chef Jacqueline Cesar da Pousada das Pedras na Serra do Cipó

Geléia de mexerica

Da Série: Doces dos Quintais de Minas Gerais*

Ingredientes:

  • 5 xícaras de massa de mexerica tipo carioquinha (obtida com aproximadamente 10 frutas)
  • 8 xícaras e meia de açúcar
  • 15 xícaras de água

Preparo:

Lavar bem e descascar as mexericas

Cortar as cascas em tiras finas

Tirar dos gomos os cordões e os caroços

Cortar os gomos com tesoura

Levar as cascas e os gomos cortados ao fogo médio em tacho de cobre com o açúcar e a água

Deixar ferver, mexendo de vez em quando até dar o ponto de geléia que é parecido com o ponto de fio, um pouco mais grosso

Para começar bem o dia

Se Minas não tem mar, ecossistemas como o da Serra do Cipó compensam generosamente a falta de água salgada com sua abundância de cachoeiras, corredeiras e remansos. As águas geladas que correm pela região são um convite à contemplação, ao laser, e por que não à renovação do corpo e da mente. Com acesso para visitantes, há no mínimo 60 quedas, sendo o Véu da Noiva uma das mais cobiçadas. A cachoeira fica a a três quilômetros da praça principal da Serra do Cipó, no Km 97 da MG 10 em Santana do Riacho.

Em seu caminho, as águas cristalinas passam pela Pousada das Pedras onde formam bela piscina natural. E essa é só uma das atrações do endereço. É lá também que a chef de cozinha Jacqueline Cesar da Costa encontra inspiração para suas criações, que podem ser degustadas já no inesquecível café da manhã. Entre as delícias está a famosa geléia de mexerica.

Foi tanto sucesso, que hoje o produto pode ser comprado inclusive na capital, com a marca Petras. O nome também batiza o bistrô da Jacqueline, que funciona na pousada e atende o público em geral. “A pessoa pode agendar a data e dizer o que prefere no cardápio que eu faço.”Um dos diferenciais da comida preparada por Jacqueline está na escolha dos ingredientes. “Compramos de fornecedores locais e privilegiamos o que é da época. Além disso planto boa parte das hortaliças que uso.”

Gostou? Então não deixe de passar por lá na sua próxima visita à Serra do Cipó.

O que você acha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.