Frutíferas em vaso: Saiba quais são as melhores frutas para serem cultivadas em apartamento

Uma planta é capaz de trazer vida, luz e perfume para nossas casas, mas, em alguns casos, pode também colocar alimento no prato. Pois se engana quem pensa que as plantas frutíferas são exclusividade de fazendas, sítios ou casas com grandes quintais. É possível saborear uma fruta direto do pé até mesmo em seu apartamento.

Assim, selecionamos 8 frutas que podem ser cultivadas em casa, trazendo sabor e odor para nossas vidas, sem abrir mão, é claro, do potencial estético e decorativo que também agregam às residências. Importante lembrar que as plantas precisam de poda para que não fiquem grande demais para os vasos, e que frutas podem demorar para cumprir seu ciclo e finalmente nascer, em muitos casos levando um ano ou mais. Paciência, portanto, é também parte dos cuidados.

Em alguns casos, é preciso selecionar uma variedade anã da planta para se adaptar ao crescimento em vaso. Todas as espécies, porém, garantem a purificação do ar e a delícia das melhores frutas diretamente do galho para nosso paladar – sem químicos nem agrotóxicos.

Amora
Rica em flavonoides, antocianinas e ácidos fenólicos, a amora faz bem para o coração e o humor
A amoreira costuma levar um ano e meio após o plantio para dar frutos e pede por vasos profundos, alcançando cerca de um metro de altura. É uma planta que precisa ser mantida úmida, sendo regada duas vezes por semana ou quando o solo estiver seco – e que, em troca, dá uma fruta especialmente saborosa, que pode ser comida diretamente, ou usada em doces e geleias.

Rica em vitamina C e nutrientes, com o devido cuidado a aceroleira se adapta muito bem aos vasos e costuma dar frutos após o oitavo mês, entre novembro e março, por ser uma fruta de verão. Apaixonada pelo Sol e pela rega constante, a acerola também pede por um vaso profundo para frutificar e oferecer sabor aos melhores sucos e sobremesas.