Enxaqueca: Alimentos que ajudam a aliviar a dor

grilled salmon fish with asparag

Quem sofre de enxaqueca sabe quanto uma crise pode incomodar. Mas, a boa notícia é que alguns alimentos podem ajudar a aliviar e combater a dor.

Em resumo, a enxaqueca é uma doença crônica que compreende vários sintomas. Esses sintomas surgem na forma de dor de cabeça de intensidade variável, muitas vezes acompanhada de náuseas e sensibilidade à luz e ao som.

Ainda, as enxaquecas podem ser precedidas por sintomas de alerta. Os gatilhos, ou seja, os possíveis causadores de uma crise, incluem alterações hormonais, certos alimentos e bebidas, estresse e exercícios físicos.

Qual a relação entre a enxaqueca e a alimentação?

A princípio, a maior parte da população mundial, mais especificamente 75% dela, tem dores de cabeça “regulares”. Porém, diferentemente da enxaqueca, essas dores são menos intensas e de menor duração. No caso da enxaqueca, elas costumam durar mais tempo e possuem outros efeitos colaterais.

Nesse sentido, estudos recentes indicam que a alimentação de uma pessoa influencia a chance de ela desenvolver ou não crises de enxaqueca. Há dietas que podem efetivamente diminuir a frequência das crises.

Leia também: Alimentos que ajudam a combater a dor de cabeça

Enxaqueca x alimentos 

Cereja

A cereja é um verdadeiro anti-inflamatório natural e, por isso, ajuda a evitar que a enxaqueca se manifeste, além de aliviar seus sintomas caso ocorra uma crise. Assim como a cereja, a cranberry é outra fruta de propriedades bastante similares e que promovem efeito parecido. 

Chá de gengibre

O gengibre é utilizado há milênios, sobretudo na medicina oriental chinesa e indiana. A raiz de sabor forte é detentora de propriedades que têm o poder de acelerar o metabolismo, prevenir inflamações e fortalecer a imunidade. Devido à ação anti-inflamatória, o chá de gengibre ajuda a prevenir a enxaqueca. 

Leia mais: 7 alimentos anti-inflamatórios que você deve ter sempre à mão

Vegetais e folhas verdes

Vegetais são grandes defensores do organismo contra a enxaqueca. Em especial, os vegetais ricos em magnésio são benéficos nesse sentido, pois esse mineral ajuda a relaxar os vasos sanguíneos no cérebro, o que ajuda a prevenir a enxaqueca. Alguns vegetais e folhas ricos em magnésio são: 

Leia mais: Alimentos ricos em magnésio que são muito saudáveis

Salmão 

Assim como os vegetais e as folhas verdes, o salmão é uma excelente fonte de magnésio, o mineral que ajuda a prevenir a enxaqueca. Por isso, é uma boa adição na dieta (emagreça com o Tecnonutri) de quem busca aliviar as crises dessa doença crônica. Além disso, é uma boa fonte de proteína e ômega-3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.