Empadão de Pernil

IMG 20210815 165100

Se joga nessa receita de Empadão de Pernil que é a coisa mais gostosa que você já viu e fica muito cremoso e suculento!

Ingredientes

RECHEIO:

1kg de pernil picado

1 pimentão vermelho (picado)

1 cebola (picado)

1 tomate (picado s/ sementes)

1 Pimenta Dedo de Moça (s/ sementes)

2 Dentes de Alho

¼ Colher (chá) de Erva Doce

2 Folhas de Louro

¼ Colher (chá) de Cominho

1 Colher (sopa) de Sal

1 Cubo de Caldo de Carne

½ xícara (chá) de Água

1 colher (sopa) de Farinha de Trigo (opcional)

Queijo Mussarela (opcional)

MASSA:

2 xícaras (chá) de Farinha de Trigo

1 gema

1 colher (chá) de Sal

250g de Manteiga / Margarina 70% lipídios (bem gelada)

+ou- 4 colheres (sopa) de Água Gelada

Instruções

RECHEIO: Em uma panela de pressão coloque o pernil picado, pimentão vermelho, cebola (picada), tomate, pimenta dedo de moça, alho, erva doce, louro, cominho, sal, caldo de carne, água, e coloque para cozinhar por cerca de 30 minutos após pegar pressão.

Espere sair a pressão e abra a panela e amasse a carne com as costas da colher para desfiar e deixe cozinhar com a panela aberta até que o caldo reduzir até quase secar. Polvilhe a farinha de trigo e cozinhe misturando por cerca de 3 minutos e depois leve para gelar.

MASSA: Em uma tigela coloque a farinha de trigo, a gema, sal e a manteiga e misture com as pontas dos dedos até ter uma farofinha com pequenos pedaços, nesse ponto comece adicionando bem aos poucos a água e continue misturando até você ter uma massa que de para modelar, chegou nesse ponto pare de sovar a massa, embrulhe em plástico filme e leve para gelar por 30 minutos.

MONTAGEM: Abra ¾ da massa com um rolo abrindo de acordo com o tamanho da sua assadeira, acomode a massa na assadeira pressionando bem os fundos e laterais, coloque um pouco de queijo mussarela ralado no fundo, cubra com uma parte do recheio, coloque mais uma camada de queijo, mais uma de recheio e termine com uma camada de queijo. Para a “tampa” abra o restante da massa e corte com cortadores de biscoito em formato de estrela alguma estrelinhas, coloque por cima do recheio, pincele uma gema de ovo e leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 40 minutos ou até dourar muito bem! Espere esfriar um pouco antes de cortar!

Observações

GEMA: A gema deixa a massa mais estruturada que uma massa de empadinha, assim ela não desmonta quando cortada, mas se quiser aquela massa bem quebradiça pode tirar a gema e adicionar mais 50g de manteiga ou margarina.

FARINHA: Eu já ensinei receita de massa sem glúten e até semi-integral.

RECHEIO: Pode usar os temperos que gostar, não tem regra! Agora a única coisa importante é ele estar bem frio antes de entra na massa.

CONSERVAÇÃO: Pode ser congelado cru ou assado, manter bem embalado e consumir em até 3 meses! Na geladeira consumir em até 7 dias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.