Elon Musk é acusado de saudar de forma nazista após a posse de Trump, provocando uma onda de revolta.

Elon Musk é acusado de saudar de forma nazista após a posse de Trump, provocando uma onda de revolta.

O magnata de extrema-direita Elon Musk, dono da rede social X e das companhias Tesla e Space X, provocou uma onda de revolta ao fazer um gesto que evoca a saudação nazista para os apoiantes de Donald Trump, logo após a tomada de posse do republicano na Casa Branca.

O ato ocorreu depois que Musk enfatizou que a eleição de Trump “foi um marco na história da humanidade” e expressou seu entusiasmo com os planos de colocar uma missão tripulada em Marte durante o segundo mandato de Trump.”Só quero expressar minha gratidão a vocês por possibilitarem isso”, afirmou o milionário, antes de bater com a mão direita no peito, com os dedos abertos, e estender o braço direito na diagonal para cima, com a palma da mão voltada para baixo.

A Associação Anti-Difamação (ADL), que luta contra o antissemitismo, caracteriza a saudação nazista como “estender o braço direito com a palma da mão para baixo”.

“Comecei a questionar se alguém nesta nova gestão, ou no universo Maga [sigla para Make America Great Again – Faça a América Grande de Novo] já abriu um livro de história”, afirmou a jornalista dos Estados Unidos Anne Bagamery à France 24, em resposta à oferta de Musk aos apoiantes de Trump do que parecia ser uma saudação nazista durante seu discurso.

Segundo o jornal israelense Haaretz, Musk fez “uma saudação romana, uma saudação fascista mais comumente vinculada à Alemanha nazista”.

De acordo com a ADL, na Alemanha, no período de 1933 a 1945, os apoiantes de Adolf Hitler eram comumente saudados com cânticos ou gritos de ‘Heil Hitler’ ou ‘Sieg Heil’. Desde o término da Segunda Guerra Mundial, neonazistas e outros supremacistas brancos mantiveram a saudação, tornando-a o sinal de mão supremacista branco mais difundido globalmente.

Em um comunicado divulgado em suas redes sociais nesta segunda-feira, a ADL afirmou: “Este é um período sensível. Ainda é um novo dia e muitos estão ansiosos. A nossa política está acirrada, e a mídia social apenas intensifica a apreensão.

Parece que Elon Musk fez um gesto incomum em um instante de entusiasmo, não um cumprimento nazista, mas novamente, compreendemos que as pessoas estão ansiosas. Neste instante, é necessário que todos os lados tenham um pouco de bom humor, talvez até mesmo o benefício da dúvida, e respirem profundamente. Este é um início novo. Vamos rezar pela recuperação e lutar pela unidade nos meses e anos vindouros.

Musk contribuiu de várias maneiras para Trump durante sua campanha presidencial. O montante total desembolsado pelo empresário de origem sul-africana naturalizado estadunidense ao republicano foi de U$ 250 milhões, equivalente a aproximadamente R$ 1,5 bilhão.

Em contrapartida, Trump garantiu uma posição no seu governo. Musk assumirá, juntamente com outro bilionário, Vivek Ramaswamy, a direção do Departamento de Eficiência Governamental.

Fonte :