É verdade que problemas na tireoide podem causar infertilidade na mulher?

problemas na tireoide podem causar infertilidade na mulher

De acordo com um estudo publicado pelo jornal científico The Obstetrician & Gynaecologist, é verdade que ter alguma disfunção na glândula tireoide contribui para ter dificuldade de engravidar e aumenta o risco de aborto, hemorragias e de problemas na formação do bebê.

A glândula tireoide é muito importante porque é responsável por produzir hormônios que atuam no metabolismo, no crescimento, no sono, na fome e também na fertilidade.

Esses hormônios são essenciais para o bom funcionamento do corpo todo, e como também atuam diretamente na fertilidade, fazem diferença na hora de engravidar e de manter uma gestação saudável até o final.

No caso do hipotireoidismo e do hipertireoidismo, que afetam a produção dos hormônios pela tireoide, são doenças que ocorrem durante a fase fértil da mulher, então é essencial que sejam tratadas para evitar a infertilidade e o aborto.

Inclusive, no caso do hipotireoidismo, existe o risco de afetar o desenvolvimento do feto, pois ele necessita dos hormônios da mãe para a formação de seus órgãos durante as 12 primeiras semanas no útero. Alguns dos problemas que podem ocorrer são insuficiência cardíaca, defeitos da fala e atraso mental.

No entanto, se a mulher descobrir uma doença na tireoide e fizer o tratamento exatamente como recomendado pelo médico, será possível engravidar, pois sua saúde reprodutiva voltará ao normal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.