Disciplinas com nomes estranhos causam medo e indignação em alunos do Novo Ensino Médio

Pais e alunos de escolas estaduais do Rio de Janeiro ficaram surpresos ao verificarem no portal da Secretaria Estadual de Educação as matérias que fazem parte da grade curricular do Novo Ensino Médio em 2024. Matérias importantes como Matemática e Língua Portuguesa tiveram seus horários reduzidos, Química, Física, Geografia e História foram excluídas em uma escola de Duque de Caxias. Ganharam espaço matérias de nomes estranhos e pouco descritivas como “O que rola por aí?”, “A ação está em suas mãos” e outras.

Amedrontados e cheios de dúvidas, pais e estudantes procuraram a CBN para relatar os fatos. Uma estudante do terceiro ano disse que em 2023 no primeiro dia de aula da disciplina “O que rola por aí?” o professor desconhecia o conteúdo da matéria. Ela está preocupada já que o terceiro ano é o ano do vestibular e do ENEM e pretende fazer cursinho, mas naquela região são muito caros.

Uma aluna de uma escola de Duque de Caxias reclamou que excluíram totalmente as disciplinas Química, Física, Geografia e História. Além disso, por falta de professores qualificados, ela terá aulas apenas quatro dias na semana. Na sexta-feira não haverá aula e na quinta-feira os horários não estão totalmente preenchidos. Ela pretende mudar de unidade de ensino.

Confira a lista de disciplina com nomes estranhos:

 

‘O que rola por aí?’

 

‘Sempre em movimento’

 

‘A ação está em suas mãos’

 

‘Relicário de heranças’

 

‘Quem es tu, cidadão’

 

‘De olho na rede digital’

 

‘Vamos jogar’