Diferenças entre câncer de útero e de colo do útero

Diferencas entre cancer de utero e de colo do utero

O câncer de útero é menos falado do que o câncer de colo do útero porque é menos frequente. Porém, merece a mesma atenção. Você vai saber agora quais são as diferenças entre esses dois tipos de câncer que afetam o mesmo órgão e que podem colocar em risco a saúde e a vida da mulher, se não forem diagnosticados e tratados a tempo.

Diferenças entre câncer de útero e de colo do útero

A primeira diferença é a localização do câncer. O colo do útero é a porção mais inferior do órgão, na sua entrada. Já o câncer de útero fica no corpo uterino, que é a parte mais superior, e a maioria dos casos ocorre no endométrio, que é a camada que reveste o útero por dentro.

Diferenças das causas

Cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero são causados pela infecção de vírus HPV, que é sᕮxualmente transmissível. Por isso, é mais comum nas mulheres com vida sᕮxual ativa e o risco é maior quando a mulher tem múltiplos parceiros, já que não tem como saber se a pessoa com quem vai praticar sᕮxo está infectada.

Já no caso do câncer de útero, é mais comum nas mulheres maduras, já que está relacionado ao estímulo do útero por hormônios femininos.

Publicidade

Então é mais provável afetar mulheres que fazem reposição hormonal com estrogênio sem oposição de progesterona, mulheres que não tiveram filhos, que estão na pós-menopausa, que tiveram a primeira menstruação em idade precoce, que têm obesidade ou que fazem uso de anticoncepcionais e drogas como tamoxifeno, usado no câncer de mama.

Diferenças de sintomas

No câncer de colo do útero, os principais sintomas são sangramento vaginal espontâneo ou depois do sᕮxo e secreção vaginal anormal com ou sem dor. Se o câncer estiver num estágio mais avançado, a mulher pode sentir dor pélvica, dor lombar, dor na relação sᕮxual, sintomas intestinais e urinários, inchaço de membros inferiores e até falência dos rins.

No câncer uterino, surge sangramento vaginal e, como costuma ocorrer em mulheres que já estão na menopausa, esse sangramento é um sinal de alerta que faz as mulheres irem ao médico verificar e descobrir a doença em estágio inicial. Se a doença evoluir sem tratamento, podem surgir os mesmos sintomas do câncer de colo do útero avançado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.