Descubra como higienizar morangos da forma certa antes do consumo

Sem titulo 10

Quer fazer uma deliciosa sobremesa, mas precisa saber como higienizar morangos? Limpar a fruta com desinfetantes naturais antes de guardar ajuda a manter a qualidade e a preservar o morango por mais tempo. Deixar a fruta de molho também ajuda a eliminar micro-organismos e outras impurezas.

Lavando o alimento da forma correta, junto com outras práticas de higiene de frutas e verduras, você garante uma vida mais seguro e saudável para a sua família. Veja como lavar morangos corretamente:

Você vai precisar de:

  • limão
  • vinagre
  • bicarbonato de sódio
  • CIF Desinfetante para Hortifrutícolas

Aprenda como higienizar morangos corretamente

Lave os morangos em água corrente

Retire os morangos da bandeja e lave-os debaixo da água corrente. Esse passo vai remover impurezas e sujeiras maiores, como insetos e terra.

Separe os morangos estragados

Verifique se o morango possui manchas escuras ou brancas, que podem indicar a presença de bactérias ou fungos. Também deixe de lado as frutas que não estiverem firmes e estão soltando muito líquido.

Misture uma solução sanitizante para deixar de molho

Para desinfetar os morangos saudáveis, deixe-os de molho em uma solução com 1 litro de água e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, limão ou vinagre de maçã.

Deixe os morangos de molho

Deixe a solução agir por 10 a 20 minutos.

Lave os morangos em água corrente

Para finalizar, enxágue os morangos na água corrente fria ou em temperatura ambiente, um por um. Evite usar água quente para não estragar o alimento e/ou diminuir o tempo de preservação.

Está com o tempo apertado e precisa saber como lavar os morangos mais rápido? Opte por um desinfetante específico para frutas, legumes e hortaliças, como o CIF Desinfetante para Hortifrutícolas. Esse produto vai higienizar o morango em apenas 5 minutos, não transfere cor ou sabor à fruta e tem eficácia comprovada.

Enquete

Por causa da pandemia, muitas pessoas mudaram seus hábitos de limpeza. Em relação aos alimentos, você higieniza frutas e legumes antes do consumo?

Sim, já higienizava antes da pandemia

Sim, mas passei a higienizar só depois da pandemia

Não higienizo frutas ou legumes

1784 votos

Se algum morango caiu na sua roupa, veja aqui como tirar manchas de fruta da roupa com alvejantes naturais. E pronto, agora os seus morangos estão limpos e prontinhos para consumo imediato ou armazenados!

Antes de guardá-los na geladeira, certifique-se de seguir essas dicas para preservar a qualidade e sabor do alimento na geladeira:

  • Não corte o talo do morango se não for comer em seguida;

  • Para guardar no congelador, seque bem o morango com papel toalha;

  • Não guarde os morangos cortados pois há perda de nutrientes nesse processo;

O morango é rico em vitamina C e outras substâncias que fazem bem à saúde. Porém, é comum o uso de agrotóxicos no plantio do morango, às vezes em excesso. Por isso, escolha comprar morangos orgânicos!

Aproveite para ler como desinfetar superfícies da casa, como a bancada da cozinha onde você prepara seus alimentos.

Dúvidas frequentes sobre como higienizar morangos

Posso congelar morangos?

Para preservar o morango por mais tempo, você pode higienizar e sanitizar normalmente. Depois, seque-os bem e guarde por até 5 dias na geladeira ou até 6 meses no congelador.

Pode lavar morango com água sanitária?

Você pode sanitizar o morango com água sanitária, misturando 1 colher de sopa de água sanitária em 1 litro de água e deixando de molho por 10 minutos. Depois, é só lavar na água corrente e deixe secar bem.

Quanto tempo o morango pode ficar na geladeira?

O morango pode ser guardado por até 5 dias na geladeira, conquanto você o higienize e sanitize corretamente. Para isso, é importante lavá-lo na água corrente e deixar de molho em uma solução de água com desinfetante apropriado a frutas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.