dentro

Descubra a melhor maneira de plantar pimenta em casa sem estresse

A pimenta é um alimento muito comum no Brasil, presente na culinária típica de quase todos os estados. Costumamos usá-la no dia a dia como uma especiaria fundamental. Porém, você já pensou que é possível plantar pimenta em casa? Aqui, vamos te explicar o passo a passo para tornar isso possível.

A pimenta é um alimento de fácil plantio. Ela costuma nascer nos mais diferentes solos e climas. Além disso, você pode escolher entre as dezenas de espécies de fácil acesso no mercado. Vale lembrar ainda que, plantar pimenta vai muito além de ter um tempero em casa. Isso porque esse alimento também é benéfico para a saúde, contribuindo para o bem-estar.

Veja como plantar pimenta em casa

O processo de plantar qualquer coisa pode parecer assustador a princípio.  No entanto, plantar pimenta é simples. Aqui, no Agro e Jardim, separamos um passo a passo descomplicado exclusivamente para você.

Escolha o vaso

Você consegue cultivar a pimenta em um vaso pequeno, mas deve estar ciente que ela pode não desenvolver da melhor forma. Ou seja, uma pimenteira sem muito espaço tende a não dar frutos. Desse modo, opte por vasos de tamanho médio, suficientes para que a sua planta cresça saudável e sem dificuldades.

Prepare a terra

Claro que a pimenta nasce nos mais diversos solos, mas, prevenir é sempre bom. Por isso, aposte em uma terra já adubada. Caso não encontre, faça seu próprio adubo em casa batendo lixo orgânico (casca de legumes, frutas e ovo) com água até formar uma pasta. Misture o seu adubo caseiro com a terra escolhida e preencha o vaso até a borda.

Separe as sementes

A maioria das pessoas que cozinha com a pimenta descarta as sementes. Elas geralmente acabam indo parar no lixo, mas, hoje você vai usá-las no plantio. Assim, separe as sementes da pimenta e lave-as com cuidado. A lavagem é importante para eliminar quaisquer substâncias que possam impedir o plantio. Além disso, fará com que a germinação comece.

Plante a sua pimenteira

Primeiro você deve regar a terra. É importante que você faça isso com cuidado, pois, água demais poderá matar a semente logo de cara. Assim, aposte em deixar o solo levemente úmido.

Com o dedo ou auxílio de algum objeto, cave cerca de cinco covas rasas no solo. Dentro de cada uma adicione de 2 a 3 sementes. Isso irá garantir o sucesso ao plantar pimenta.

Vale lembrar que quando suas mudas estiverem formadas, você deve separá-las. Uma pimenteira ao lado da outra pode provocar um desenvolvimento precoce e até a morte da plantinha. Por fim, cubra as sementinhas com uma fina camada de terra. Assim você terá concluído o plantio.

Cuidados com a pimenteira

Lembre-se que, como qualquer planta, a pimenteira também precisa de atenção especial. Regue-a, a princípio, uma vez a cada 2 dias. Assim que os brotos começarem a surgir, regue sempre que a terra estiver seca.

Essa é uma planta que precisa de sol, por isso, ao plantar pimenta escolha um local com luz indireta e direta. É importante que ela não fique exposta ao sol forte, pois, pode ser danificada.

Pimenteiras crescem rápido, então, não se preocupe, em breve terá pimenta para dar e vender. Tome todos os cuidados necessários e aproveite. Plantar pimenta nunca foi tão fácil!

O que você acha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.