dentro

Cozinheiro ensina receita de linguiça de porco artesanal

Prato é feito com carne suína picada, alho, sal, pimenta bode vermelha e tripa. De acordo com o profissional, receita é ideal para ser feita na brasa.

O Prato do Dia desta quinta-feira (10) é uma receita de linguiça de porco totalmente artesanal e que é ideal para churrascos. O responsável pelo prato é o cozinheiro Celso Möller, de 55 anos, que é dono de um restaurante especialista em linguiças artesanais em Goiânia.

Com mais de 15 anos atuando no ramo, Celso conta que o desejo de trabalhar com a culinária é algo de família. As linguiças fizeram parte de sua infância, pois o pai, que trabalhava em fazendas, levava algumas para casa sempre que voltava. Por fim, o hobbie, que era familiar, passou a ser fonte de renda de toda a família.

Veja a receita da linguiça de porco artesanal

Ingredientes:

  • 4 kg de copa lombo (carne de porco)
  • 70 g de sal
  • Alho e pimenta bode vermelha a gosto
  • Tripa suína

Cozinheiro ensina receita de linguiça de porco artesanal em Goiânia, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Modo de preparo:

Primeiro, escolha uma carne de porco de boa qualidade. Depois faça o corte em pequenos cubos simétricos e aplique o tempero, aplicando primeiro o sal. Misture os ingredientes. Após isso, deixe a massa descansar por no mínimo 6 horas.

O próximo passo é hidratar a tripa suína, colocando os fios diretamente na água. A tripa pode ser encontrada em casas especialistas em materiais para açougue.

Com a tripa hidratada, já pode partir para o preparo final da linguiça. Pegue um canhão de linguiças e coloque a tripa no funil, depois acrescente a mistura.

Após preencher totalmente o interior da linguiça, é importante deixá-la pendurada por 3 ou 4 horas. É fundamental deixá-la em um ambiente que não tenha moscas ou insetos. Após este período de descanso, o item pode ir para a brasa e ser servido como quiser.

Em seu restaurante, o cozinheiro Celso serve a linguiça acompanhada de um casado de arroz e feijão, legumes assados à brasa, angu de milho verde e molho de cebola.

O que você acha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.