Covid-19: EUA reportam problemas cardíacos em jovens vacinados

698

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, no último dia 17 de maio, reportou problemas cardíacos em adolescentes e jovens vacinados contra o vírus chinês. A condição, chamada miocardite, é uma inflamação do músculo cardíaco e pode ocorrer após certas infecções.

A entidade não revelou detalhes sobre o relatório. Disse apenas que houve “relativamente poucos” casos e que eles podem não possuir ligação com a vacinação, mesmo os casos tendo acontecido cerca de quatro dias após receberem uma vacina de RNA mensageiro, como as desenvolvidas pela Pfizer/BioNTech ou Moderna.

“A maioria dos casos parece ser leve e o acompanhamento dos casos está em andamento”, disse o grupo de segurança da vacina, que também alegou que o número de casos de miocardite notificados após a vacinação não parece ser maior do que normalmente seria visto em jovens.

“Pode ser simplesmente uma coincidência que algumas pessoas estejam desenvolvendo miocardite após a vacinação”, disse a Dra. Celine Gounder, especialista em doenças infecciosas do Bellevue Hospital Center, em Nova York. “É mais provável que algo assim aconteça por acaso, porque muitas pessoas estão sendo vacinadas agora.”

“Esperamos ver mais dados sobre esses casos, para que possamos entender melhor se eles estão relacionados à vacina ou se são coincidências”, disse a Dra. Yvonne Maldonado, presidente do Comitê de Doenças Infecciosas da Academia Americana de Pediatria. “Enquanto isso, é importante que os pediatras e outros médicos relatem quaisquer problemas de saúde que surjam após a vacinação.”

Algo errado com esse post?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.