Coqueiro em vaso: como plantar e cuidar

coqueiro em vaso 758x396 1

Quando se fala em coqueiro, muita gente fica na dúvida se está falando da planta Cocos nucifera, que realmente produz a fruta coco, ou se está falando de vários tipos de palmeiras. Essa dúvida existe porque o coqueiro é um tipo de palmeira, e há quem chame todas as palmeiras de coqueiros. Eles são todos da mesma família, a arecaceae. Mas o que você vai saber agora é como plantar e cuidar de um coqueiro de verdade, o Cocos nucifera, em vaso.

Características gerais do coqueiro

Crédito: Giardinaggio

Essa planta existe nas mais diversas regiões tropicais do mundo. Como é bem comum nas regiões praianas, as sementes do coqueiro caem na água e percorrem quilômetros até encontrarem terra firme e darem vida a uma nova planta.

PUBLICIDADE

O coqueiro é uma planta rústica, que cresce rápido e pode viver, em média, uns 90 anos quando recebe o cuidado adequado. Como é uma planta bem alta no seu porte normal, tem um sistema de raízes bastante robusto e profundo para ficar bem firme.

Suas folhas em formato de pena são muito ornamentais, por isso é interessante plantar coqueiro em vaso, mesmo se não der frutos. Quando as folhas ficam velhas, caem por inteiro, deixando o tronco liso.

Publicidade

Dica gerais de cultivo

Crédito: Drone Fest

O ideal é que você cultive o seu coqueiro em uma região de clima quente, por volta dos 27 graus em média. É uma planta tropical, por isso pode ter dificuldade em se adaptar nas regiões frias e com ventos fortes.

O tipo de solo para plantio deve ser mais arenoso ou argiloso, rico em matéria orgânica e com uma boa drenagem.

Para manter seu coqueiro crescendo saudável, precisa deixar o vaso em um local muito iluminado, com sol direto ou o máximo possível ao longo do dia, e com a terra sempre umedecida, especialmente no verão. Nas épocas mais quentes pode até borrifar água nas folhas.

Publicidade

Quando for plantar em um vaso, escolha um que permita abrir uma cova de 60cm x 60cm, escolha um adubo orgânico e um pouco de fertilizante superfosfato. Para adubar, escolha opções naturais, como esterco de curral, esterco de galinha, farinha de osso e folhas em decomposição.

Fazendo mudas a partir da fruta

Crédito: UmComo

Você pode fazer uma muda de coqueiro a partir de um coco maduro, com casca. É só colocá-lo de pé e enterrado até na metade, com a parte lisa para baixo e a parte que estava grudada n coqueiro para cima. Mantenha a terra úmida e aguarde cerca de 90 dias para começar a brotar.

Coqueiro em vaso produz coco?

Dificilmente o seu coqueiro vai produzir coco estando plantado em um vaso, pois mesmo sendo um vaso grande, a planta precisa de mais espaço para se desenvolver bem ao ponto de dar frutos. O ideal, nesse caso, é manter o coqueiro em um vaso como planta ornamental, e depois replantar a muda no jardim, com bastante espaço e sol pleno, para que possa dar frutos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.