Como os diferentes tipos de leites impactam os hormônios

dairy products on stone table pm 1280x564 1

Amêndoas, coco, aveia…Há uma enorme diversidade de leites nas prateleiras dos mercados e mercearias. Por isso, é importante entender como os diferentes tipos de leites podem impactar nos hormônios.  

A princípio, é preciso conhecer os principais tipos de leites e sua composição, inclusive quando a bebida é de origem vegetal.

Tipos de leites

Vegetais

  • Amêndoas;
  • Castanha de caju;
  • Soja;
  • Arroz;
  • Aveia. 

Não-vegetais

  • Búfala;
  • Ovelha;
  • Cabra;
  • Vaca.

Leia mais: Diferentes tipos de leite e seus benefícios para a saúde

O impacto dos tipos de leites no sistema hormonal 

As vacas, assim como as galinhas, recebem hormônios para ajudá-las a crescer, reduzir a quantidade de alimento de que precisam e, finalmente, aumentar a lucratividade. O hormônio do crescimento, por exemplo, é responsável pelo aumento do fator de crescimento semelhante à insulina, e foi diretamente correlacionado aos cânceres de próstata, cólon e mama.

Porém, contrariando a crença popular, o leite de vaca não é o único a afetar nossos hormônios, e isso se deve ao fato de que alguns leites vegetais passam pela adição hormonal, já que são produzidos comercialmente e de forma processada. Não só, a isoflavona presente em alguns pode ser um problema por possuir atividade parecida com a do hormônio feminino, o estrogênio.

Soja

Pouco calórico, o leite de soja é a opção vegetal mais popular e uma das que melhor substitui o leite de vaca. Contudo, o leite de soja impacta nossos hormônios uma vez que a planta que o origina, a soja, tem sido geneticamente modificada com o passar dos anos, para que sua produção seja expandida. Além disso, ainda não se sabe se o leite de soja afeta ou não o hormônio da tireoide. Sendo assim, deve ser evitado por quem sofre de hipotireoidismo. 

Amêndoas

Simples e saboroso, o leite de amêndoas torna-se mais popular a cada dia. Especialmente nos últimos anos, com o crescimento das dietas vegana e vegetariana, sua fama cresceu ainda mais. Assim, feito a partir de amêndoas secas, ele possui baixa quantidade de calorias e gorduras. Além disso, é uma das opções com menor risco de impacto sobre o sistema hormonal.

Castanha de caju

Pouca gordura e poucas calorias, o leite de castanha de caju ganha mais fãs com o passar dos dias. Ainda, é uma opção segura quanto aos efeitos sobre o sistema endócrino, uma vez que impacta-o ligeiramente. Entretanto, seu consumo não é recomendado para pessoas diagnosticadas alérgicas a oleaginosas.

Leia também: Leite é low carb?

Leites que não impactam os hormônios

Em suma, os leites vegetais são os de menor impacto sobre o sistema endócrino. Ainda assim, há tipos que impactam ainda menos, esses são:

  • Coco;
  • Aveia;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.