dentro

Como fazer um Shih-tzu feliz? 5 curiosidades sobre essa raça incrível

Rio de Janeiro, 25 de março – O Shih-tzu é uma das raças mais amadas mundialmente. Não à toa, pois sua fofura e beleza são únicas! Além disso, por ser um cão de companhia e não demandar muita energia, ele é ideal para quem mora em apartamentos. Assim, veja hoje no Blog My Pet do Folha Go tudo que você precisa saber para cuidar dessa raça tão especial!

Não se sabe muito sobre a origem do Shih-tzu, que provavelmente é oriundo do continente asiático. Ademais, ele foi o cão de companhia preferido da monarquia chinesa durante vários séculos. Seu nome, “Shih-tzu” significa “pequeno leão” em mandarim, fazendo alusão à sua leve “juba” de pêlos em volta de seu rosto.

Saiba como cuidar de um Shih-tzu: preste atenção em suas características

De focinho achatado e olhos saltados, o Shih-tzu não é um cão para caça, esportes ou mesmo para fazer a segurança da casa. Isso porque ele foi criado para servir de companhia, tendo como propósito ser amigo leal de seu tutor. Assim, estão sempre prontos para receber carinho e são muito dóceis com crianças e outros pets.

Ademais, confira agora 5 curiosidades sobre essa raça, que lhe ajudarão a cuidar de seu Shih-tzu da melhor forma!

5 características do Shih-tzu

1. São bastante sociáveis

Em geral, o Shih-tzu recebe muito bem pessoas de fora e outros pets, pois são muito curiosos e adoram brincar. Porém, alguns podem reagir com ciúmes em relação ao seu tutor. Por isso, o ideal é socializá-lo desde pequeno.

2. São difíceis de treinar

Segundo o Portal Petlove, o Shih-tzu não é um cachorro tão inteligente quando se trata de responder a comandos. Nesse sentido, você deve ter paciência: esse cãozinho pode demorar de 40 a 50 repetições de voz para obedecer. Porém, o adestramento é muito necessário, já que ele costuma ser muito arteiro e teimoso.

3. Têm tendência à ansiedade

O Shih-tzu não lida muito bem com a ausência do tutor. Assim, caso seja necessário deixá-lo sozinho, ofereça brinquedos para que ele possa se distrair. Do mesmo modo, sua agitação reflete em mais uma de suas características: esse pet late bastante! Por isso, mais uma vez, o adestramento se faz necessário.

4. São fisicamente sensíveis

Por possuírem o globo ocular muito exposto, eles são mais suscetíveis a inflamações e doenças oculares. Portanto, segundo o Portal Petz, você deve fazer a limpeza da secreção de seus olhos com produtos específicos para isso. Além disso, você não deve expô-lo a atividades muito intensas, pois o Shih-tzu é branquicefálico, tendo dificuldades de respiração e coordenação.

5. Precisam de higiene semanal

Por ser longa e fina, a pelagem do Shih-tzu pode ficar facilmente emaranhada. Assim, é importante escová-lo frequentemente, além de tosá-lo de forma esporádica, quando os pêlos estiverem grandes demais. Além disso, esse cãozinho precisa de banhos quinzenais, pois sua pele produz muita oleosidade.

Seguindo essas dicas, você terá um Shih-tzu saudável e feliz!

O que você acha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.