dentro

Como fazer sabão com óleo usado: economia, reciclagem e um produto de qualidade

Uma boa maneira de preservar o meio ambiente substituir o descarte pela reutilização. Ou seja, existem elementos que consumimos que servem para serem utilizadas de outras formas. Aprender como fazer sabão com óleo usado, por exemplo, é uma boa saída que, além de ser uma ótima opção caseira, gera um novo produto e estimula o consumo consciente.

Desse modo, mostraremos o passo a passo de como fazer sabão com óleo usado de uma maneira super fácil e prática que pode se realizar mesmo em casa. Além disso, essa dica se tornará um aliado indispensável no seu dia a dia.

Sabão com óleo usado

O óleo de cozinha se faz presente no cotidiano das pessoas ao ser utilizado para a confecção de diversas receitas, principalmente as deliciosas frituras. Entretanto, muitas vezes esses elementos não são descartados da maneira correta, o que acaba prejudicando o meio ambiente. Pensando em aproveitar o óleo usado, o site G1 apresenta uma boa solução através de um passo a passo escrito por Alanna Sampaio, em 13 de junho de 2013. Com base nessas informações, a ideia é produzir um excelente sabão.

Primeiramente, esse processo pode, sim, ser realizado em casa e por qualquer pessoa, desde que se tenha os seguintes cuidados: utilizar uma vasilha de plástico e colher de pau para mexer a mistura. Outro ponto importante é não exagerar na quantidade de soda cáustica. Ao contrário, deve-se utilizar a medida correta para não causar danos à saúde.

Materiais necessários

  • 500 ml de água;
  • 1 litro de óleo de cozinha;
  • 250 g de soda cáustica;
  • 30 g de aromatizante;
  • 30 ml de anilina;
  • Algum recipiente de plástico para o molde;
  • Colher de pau;
  • Máscara descartável;
  • Luvas;
  • Balde grande de plástico.

Como fazer?

Antes de iniciar o preparo do sabão, coloque as luvas e a máscara para sua proteção. Em seguida, coloque a água para esquentar até que fique morna. Depois, transfira para o balde de plástico e adicione a soda cáustica aos poucos, sempre mexendo até que ela se dissolva completamente.

Adicione o óleo de cozinha morno e coado ao balde, justamente com o aromatizador e anilina de sua preferência. Em seguida, misture bastante até todos os ingredientes ficarem homogêneos e com um aspecto mais grosso. Por fim, basta adicionar a mistura no recipiente que escolheu como molde e deixar secar. O ideal seria esperar por 10 dias para, então, utilizar o sabão caseiro.

Desse modo, através da receita trazida pelo site Agro Notícias você vai reutilizar algo que prejudica o meio ambiente, além de transformá-lo em algo útil para o seu dia a dia. Com um pouco de disposição e criatividade essa dica de como fazer sabão com óleo usado com certeza fará parte da sua rotina.

O que você acha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.