Como fazer repelente caseiro: dicas para acabar de vez com os pernilongos

repetente natural 700x350 1

Para quem deseja economizar na hora de se livrar dos mosquitos, o passo a passo de como fazer repelente caseiro é o ideal.

Devido ao grande número de procura pelo produto, o valor dos repelentes está cada vez maior. E por ter que usar todos os dias, não pode-se dizer que é algo que dure muito.

Uma solução para quem mora em regiões onde o número de pernilongos e outros mosquitos é grande, é apostar nos produtos caseiros.

Foto: NetDoctor

Nas redes sociais, por exemplo, as receitas caseiras, também chamadas de repelente de pescadores, estão fazendo muito sucesso, principalmente porque essas soluções tem se mostrando bastante eficientes.

Na composição do repelente caseiro são utilizados produtos naturais que não prejudicam quem usa e por terem o cheiro forte, impedem que os mosquitos sintam o cheiro do corpo humano.

Se ficou interessado e deseja saber como fazer repelente caseiro, confira as dicas!

Como fazer repelente caseiro para pernilongo? 

Se tem um bichinho que é pequeno, mas incomoda bastante é o pernilongo, não é mesmo? Principalmente em época de calor, eles estão sempre dispostos a atrapalhar o sono ou o trabalho.

A picada, além de coçar, pode criar feridas para quem é alérgico. Portanto, ter em mãos um repelente eficiente que impeça que os pernilongos piquem, ajuda a ter uma vida mais tranquila.

Uma boa notícia é que para isso não é mais necessário gastar muito com repelentes, que além de caros, possuem produtos que podem prejudicar a longo prazo, sendo prejudicial também para crianças, dependendo da marca.

O vídeo da Flor do Oriente traz um passo a passo de como fazer repelente caseiro para pernilongo. Veja e faça você mesmo:

Repelente caseiro para mosquito 

Entre os mosquitos que existem e que incomodam muito, está o mosquito da dengue. Ele não é só capaz de incomodar como também trazer em sua picada doenças que podem levar até a morte dependendo da gravidade.

Para as gestantes, o mosquito da dengue é muito perigoso e, caso ela chegue a pegar a doença, pode inclusive prejudicar gravemente o feto. Sendo assim, especialistas orientam que todas elas usem repelentes durante toda a gravidez.

Mas, como já foi dito, os repelentes comprados podem conter substâncias prejudiciais para crianças e também para gestantes. Nesse caso, a melhor solução é o repelente caseiro, que é eficaz contra mosquitos e capaz de impedir que o mosquito da dengue pique.

Confira a receita de repelente caseiro da Casa GNT:

Como fazer repente de citronela? 

A citronela já é uma planta considerada medicinal. Por conter propriedades que combatem insetos, é ideal para a fabricação de repelente e também para cosméticos caseiros.

Além de conter em sua propriedade o repelente, contém também calmante e bactericida e tem o cheiro bom ideal para aromatizadores.

Essa planta pode ser cultivada em casa, sendo mais fácil na hora da fabricação do repelente, mas também é possível comprar em forma de óleo essencial que tem a mesma eficácia.

Confira o passo de passo do repelente de citronela no vídeo do canal Pomar e Horta em Vasos:

 

Repelente caseiro com vinagre 

Vinagre é um item que todos sempre tem em casa. Ele tem várias funções, sendo um perfeito aliado para as donas de casa. Uma dessas funções é a capacidade de com ele se fazer repelente caseiro para impedir a picada indesejada dos mosquitos.

Foto: Lrytas

A receita abaixo é para borrifar no ambiente e vale a pena fazer em casa.

Para começar, prepare um chá de cravo da índia com 2 colheres de sopa de cravo, 2 folhas de louro e 200ml de água. Coloque os ingredientes na panela e deixe ferver por aproximadamente 10 minutos.

Espere esfriar, coe e acrescente no líquido 100ml de vinagre de álcool. Transfira para um borrifador e utilize onde preferir.

Repelente com creme hidratante para passar no corpo 

Algumas soluções, apesar de serem certeiras contra insetos podem ser prejudiciais à pele, deixando-a ressecada e irritada. Para bebês e crianças, por exemplo, muitas dessas soluções podem não ser adequadas.

Foto: Sou BH

Mas existem maneiras de fazer repelente caseiro com hidratante para passar no corpo e assim, não ressecar. Uma dessas maneiras é utilizando pomada de bebê que contém um grande nível de hidratação e combiná-la com o complexo B que tem um cheiro bem desagradável para os insetos.

Como fazer repelente caseiro para ambientes? 

Além dos repelentes para passar no corpo, saber como fazer repelente caseiro para ambientes é ótimo, pois evita que eles fiquem escondidos nos cantos da casa, esperando apenas uma oportunidade para picar.

Foto: @_shes_green_

Além disso, não somente a picada, mas também o zumbido deles no ouvido é um incomodo tremendo. Já existe no mercado esse tipo de repelente de ambientes e muitos deles tem um valor altíssimo.

Por ser eficiente e natural, por que não fazer um caseiro? Para isso é necessário ter em mãos: 1 limão e 20 cravos da Índia. O preparo é bem simples, basta espetar os cravos da Índia na superfície do limão cortado ao meio e pronto.

Repelente caseiro com cravos 

O cravo da Índia além de ser perfeito para saborizar alimentos, como sobremesas por exemplo, é também um repelente muito eficaz contra mosquitos em geral.

Ele é considerado há várias gerações um repelente natural que pode espantar formigas e mosquitos. Combinado com outros elementos como no caso do limão ou do álcool, por exemplo, espanta os mosquitos naturalmente, sem agredir os seres humanos e nem o meio ambiente.

Assista o vídeo do Só Dicas Naturais e aprenda:

Repelente caseiro de tomada 

Quem já usou repelente elétrico ou de tomada tem guardado em casa, esperando para usar quando decidir comprar o refil, mas nesse caso também é possível fazer repelente para colocar no refil e utilizar na tomada.

Foto: Dum a zahrada

Essa solução, assim como as outras, é simples e bem eficaz. Basta colocar dentro do vidrinho vazio 10ml de essência de citronela e completar com água. Coloque em pequenas quantidades, de acordo com o espaço desejado.

Repelente caseiro para muriçoca 

Além de incomodar muito, a picada da muriçoca é muito desagradável e pode causar feridas para quem tem alergia.

Acompanhe a receita do canal Doce Limão:

Repelente de eucalipto 

Devido a eficácia, todos podem usar sem que haja a necessidade de comprar o produto pronto.

O eucalipto é uma planta que tem um cheiro muito gostoso para os seres humanos, mas o melhor é que esse mesmo cheiro bom que agrada os humanos, é nocivo aos insetos e assim, essa planta é perfeita para repelente caseiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.